Ouvidoria Itinerante realiza atendimentos no Terminal do Papicu


10.07.19.Ouvidoria.Itinerante.sA Ouvidoria Itinerante do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou atendimento na manhã desta quarta-feira (10/07) no terminal de ônibus do bairro Papicu, em Fortaleza. Com o objetivo de receber denúncias dos cidadãos que passaram pelo local, participaram dos atendimentos a procuradora de Justiça e ouvidora-geral do MPCE, Vera Maria Fernandes Ferraz, acompanhada da procuradora de Justiça e vice-ouvidora geral, Loraine Jacob, e dos assessores jurídicos Luciano Tonet e Ana Cláudia de Morais, ambos promotores de Justiça. O serviço tem como objetivo promover uma interlocução entre o Ministério Público e os cidadãos, com o acolhimento de demandas da população.

Além do atendimento ao público que passava pelo terminal de ônibus, os membros do MPCE também distribuíram panfletos com informações sobre a Ouvidoria e o passo a passo para a realização de denúncias, reclamações e elogios. Para a ouvidora-geral Vera Maria Ferraz, a divulgação do trabalho da Ouvidoria tem sido bastante positiva, principalmente após a itinerância passar pelos terminais. “Após as visitas aos terminais, percebemos que o número de reclamações e denúncias dobra e até mesmo triplica nos dias seguintes, porque o cidadão fica mais consciente e procura o serviço da Ouvidoria”, explica a procuradora de Justiça.

As reclamações e denúncias realizadas no terminal foram desde problemas do consumidor até a falta de médicos nos postos. Também houve reclamações a respeito das mudanças ocorridas pelo serviço de autoatendimento nos ônibus da capital. De acordo com o promotor de Justiça Luciano Tonet o serviço vem recebendo cada vez mais aceitação. “Nós temos notado uma receptividade maior da população na medida que a gente está mais inserido. Na medida que eles entendem o nosso trabalho. Muitas pessoas que passam no terminal, passaram no outro, então elas estão vendo a gente pela segunda vez ou terceira vez.”

O aposentado Francisco Furtado, estava se dirigindo para a Defensoria Pública pra resolver um problema com a certidão de óbito de sua mãe, falecida há 3 anos, e encontrou o serviço da Ouvidoria Itinerante no terminal. “O atendimento é maravilhoso. Sempre admiro o trabalho de um profissional que trabalha com atenção, com conhecimento de causa.”

Já a moradora do Jardim América, Jaqueline Arcanjo, foi reclamar a falta de médicos no posto de saúde do seu bairro. “Chegando lá, não tem médico e encaminham a gente para outro posto, mas lá na outra unidade dizem que não vão nos atender porque não somos da área atendida por aquele posto”, declarou Jaqueline.

Esta é a sétima ação da Ouvidoria Itinerante, tendo já passado por todos os terminais de integração de Fortaleza. Os cidadãos interessados em realizar denúncias podem registrar manifestações através do site do MPCE ou entrar em contato com o órgão pelos telefones (85) 3253-1553 e (85) 3452-1562 ou, ainda, pelo e-mail ouvidoria@mpce.mp.br.

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

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