Ouvidoria Itinerante atende cidadãos no Terminal da Lagoa


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A Ouvidoria Itinerante do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) esteve, na manhã desta quarta-feira (03/07), no terminal de ônibus da Lagoa, no bairro Parangaba, em Fortaleza, para receber denúncias dos cidadãos que passaram pelo local. Participaram dos atendimentos a procuradora de Justiça e ouvidora-geral do MPCE, Vera Maria Fernandes Ferraz, acompanhada da procuradora de Justiça e vice-ouvidora geral, Loraine Jacob, e dos assessores jurídicos Luciano Tonet e Ana Cláudia de Morais, ambos promotores de Justiça. O serviço tem como objetivo promover uma interlocução entre o Ministério Público e os cidadãos, com o acolhimento de demandas da população.

Além do atendimento ao público que passava pelo terminal de ônibus, os membros do MPCE também distribuíram panfletos com informações sobre a Ouvidoria e o passo a passo para a realização de denúncias, reclamações e elogios. Para a ouvidora-geral Vera Ferraz, a divulgação tem como objetivo conscientizar o cidadão sobre como proceder quando houver algo a ser reclamado.

Segundo a ouvidora-geral, as ações da Ouvidoria nos terminais de ônibus de Fortaleza têm sido efetivas, tendo em vista o aumento no número de reclamações. A procuradora avalia, ainda, que o serviço tem apresentado bons resultados. “Muitos dos cidadãos nos retornam dizendo que o problema foi solucionado, o que nos impulsiona a realizar cada vez mais a aproximação da população com a Ouvidoria”, destaca. Ela reforça que as reclamações costumam aumentar após a itinerância passar pelos terminais.

De acordo com o promotor de Justiça Luciano Tonet, a maioria das denúncias recebidas pela Ouvidoria são referentes a serviços públicos. “Temos visto que existem muitas reclamações em relação ao transporte público, como também no que diz respeito à fila do idoso. As pessoas também reclamaram muito dos ônibus com autoatendimento, de operadoras de planos de saúde, de processos judiciais, de postos de saúde sem médico e com atendimento muito prolongado, entre outros”, acrescenta.

Para o aposentado Gerardo Batista, que se sente prejudicado pela falta de vagas no posto de saúde do bairro onde mora, o atendimento da Ouvidoria Itinerante foi fundamental. “Foi uma coincidência. Eu vinha resolver um negócio e vim aqui. Isso é importante para a gente”, relata o cidadão, que ainda não conseguiu marcar uma consulta para mostrar um exame realizado ano passado.

Esta é a sexta ação da Ouvidoria Itinerante nos terminais de Fortaleza. A iniciativa já passou pelos terminais de Parangaba, Antônio Bezerra, Messejana, Siqueira e Conjunto Ceará. Em 2019, a Ouvidoria Itinerante visitará todos os terminais de ônibus da Capital cearense. A próxima edição está prevista para a quarta-feira (10/07), no Terminal do Papicu.

Os cidadãos interessados em realizar denúncias podem registrar manifestações através do site do MPCE ou entrar em contato com o órgão pelos telefones (85) 3253-1553 e (85) 3452-1562 ou, ainda, pelo e-mail ouvidoria@mpce.mp.br. 

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

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