MPCE promove curso de indicadores para organizações da sociedade civil


26.09.19.Curso.CAOSCC.ESMP.sO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio das Organizações da Sociedade Civil, Cível e do Consumidor (Caoscc), realizou, nos dias 24, 25 e 26 de junho, o curso de indicadores: planejamento, elaboração, monitoramento, mobilizações e avaliação de projetos e programas diante de uma causa. Realizado no auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), o evento teve como objetivo sanar dúvidas de instituições sem fins lucrativos no que diz respeito à elaboração de projetos e apresentação de resultados.

O curso, voltado para organizações da sociedade civil, contou com programação ao longo dos três dias, sempre das 8h às 17h. Durante o evento, os inscritos participaram de palestras e atividades voltadas para o planejamento, elaboração e avaliação de projetos. De acordo com a coordenadora do Caoscc, promotora de Justiça Rita Arruda D’Alva Martins Rodrigues, a iniciativa foi importante para que as organizações pudessem ver com um outro olhar os indicadores presentes em um projeto. “No momento em que a instituição que desenvolve um projeto social consegue demostrar os resultados positivos dos seus projetos, ela mostra à sociedade a importância do seu trabalho. Com isso, há um empoderamento da instituição, fazendo com que ela se conheça mais e passe a ser conhecida também pela sociedade civil e pelos investidores sociais”, frisa.

Palestrante nos três dias do evento, a especialista em planejamento, monitoramento e avaliação de ações socioambientais, Ana Carolina Zanoti, destacou que o curso serviu para que as instituições presentes pudessem perceber como estão trabalhando. “É importante que essas instituições se atualizem e que possam cada vez mais mensurar seus potenciais e os aspectos positivos de suas metodologias de trabalho, garantindo assim a continuidade de direitos já conquistados”, reforça a facilitadora.26.09.19.Curso.CAOSCC.ESMP.s1

Para Fábio Macambira, representante da Associação Peter Pan, o curso foi positivo e vai contribuir para a profissionalização da instituição no quesito elaboração de projetos. Ele também lembrou que a troca de conhecimentos entre as organizações presentes foi proveitosa. “Foi muito bom poder conhecer o que as outras instituições estão fazendo, encontrar formas de colaborar e criar redes de trabalho”, finaliza.

Projeto OSC Legal

Promovido pelo Centro de Apoio das Organizações da Sociedade Civil, Cível e do Consumidor (Caoscc), o Projeto OSC Legal tem como finalidade fortalecer entidades do terceiro setor por meio de capacitações sobre aspectos legais e de gestão. Assim, ao se inscreverem, as instituições recebem um preparo para apresentações de projetos, monitoramento e avaliação de resultados, bem como um maior conhecimento acerca do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDID).

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br