MPCE participa de audiência pública sobre Política Estadual de Meio Ambiente


05.06.19.Audiencia.Jacqueline.sO Ministério Público do Ceará (MPCE), representado pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia e Meio Ambiente (Caomace), Jacqueline Faustino, compôs a mesa dos trabalhos da audiência pública sobre a Política Estadual de Meio Ambiente. A ocasião se deu na última quarta-feira (05/06/2019), às 15h, a convite da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa do Ceará.

Na audiência, os mecanismos de consolidação da gestão ambiental foram apresentados, sendo discutidas as diretrizes administrativas para a utilização racional, a conservação e a preservação do ambiente do Ceará. No decorrer da audiência, Jacqueline Faustino apontou para o fato da necessidade do Governo do Estado de encontrar uma resolução para a questão das mudanças climáticas causadas pela implantação das usinas termelétricas. “Dentre os vários problemas que elas geram, está a emissão de dióxido de carbono e gases de efeito estufa, o que nenhum cientista nega. Outra questão é o alto consumo de água em um estado que, historicamente, vive uma crise hídrica”, explica.

Na ocasião, também estavam presentes a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente, o Instituto Joaquim Feitosa, o analista ambiental do Ibama, o superintendente da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor) e o coordenador da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

O evento integrou a programação da Semana do Meio Ambiente, iniciada na última segunda-feira (03/06), promovida pela Assembleia Legislativa do Ceará. Dentre os diversos tópicos debatidos, a educação ambiental foi uma temática bastante discutida, sendo considerada uma tarefa prioritária pelos órgãos presentes na audiência. Segundo a ambientalista Dolores Feitosa, do Instituto Joaquim Feitosa, a conscientização ambiental deve ser trabalhada em toda a sociedade, não apenas nas escolas.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br