Ouvidoria Itinerante do MPCE atende cidadãos no terminal de Messejana


08.05.19.Ouvidoria.Terminal.Messejana.sA Ouvidoria Itinerante do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou atendimentos no terminal de integração de ônibus e no Vapt Vupt do bairro Messejana, em Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (08/05). A ouvidora-geral, procuradora de Justiça Vera Maria Fernandes Ferraz, e os assessores jurídicos Ana Cláudia de Morais e Luciano Tonet, ambos promotores de Justiça, atenderam aos cidadãos que passaram pelo local, recebendo reclamações nas mais variadas áreas.

A ouvidora-geral destacou o trabalho continuado da Ouvidoria Itinerante em divulgar o canal como meio de interlocução entre a população e o Ministério Público. “A população precisa saber que o Estado resolve a situação. Um serviço que está emperrado, como a saúde, a educação, as aposentadorias e os processos dos fóruns que, por vezes, não andam, a gente ajuda a solucionar os problemas que o cidadão apresenta”, enfatiza Vera Ferraz.

Além dos atendimentos, que tiveram início às 8h, os membros do MPCE distribuíram panfletos com explicações sobre o atendimento da Ouvidoria e com orientações para a realização de reclamações e denúncias. A divulgação dos trabalhos da Ouvidoria está determinada na Lei nº 14.093/2008, art. 2º, inciso XII.

O promotor de Justiça Luciano Tonet ressalta a importância do serviço oferecido pela Ouvidoria por orientar a população durante a resolução dos problemas. “As pessoas querem saber como funciona o serviço. Sempre tem alguma coisa que elas querem esclarecer e, às vezes, não sabem qual a melhor forma que ela poderia procurar. Isso é desde pensão alimentícia até outros tipos de processos”, frisa. O promotor esclarece ainda que, após o recebimento das denúncias e reclamações, a Ouvidoria encaminha as demandas para serem solucionadas pela Promotoria competente.

Um cidadão buscou atendimento e registrou uma reclamação contra o modo de abordagem da Guarda Municipal. Ele parabenizou a ação do MPCE e sugeriu a realização de mais atendimentos. Em 2019, a Ouvidoria Itinerante do MPCE já realizou atendimentos nos terminais de ônibus dos bairros Parangaba, Antônio Bezerra e Messejana. Até o final do ano, o órgão oferecerá atendimento em todos os terminais da Capital.

SERVIÇO
Ouvidoria-Geral do Ministério Público
Endereço: Rua Assunção, nº 1100, José Bonifácio, CEP 60.050-011, Fortaleza CE
Telefones: (85) 3253-1553 e (85) 3452-1562
E-mail: ouvidoria@mpce.mp.br
Site: www.mpce.mp.br/ouvidoria-geral

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br