Homicida é sentenciado a 14 anos de cadeia


tempo-d-justica2O Conselho de Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Fortaleza sentenciou, no dia 26, o réu Johnny André da Costa Oliveira, vulgo “Smigol”, a pena de 14 anos e seis meses de reclusão, inicialmente em regime fechado. Ele foi condenado pelo assassinato da vítima, André Isaías de Lima Costa, mediante disparos de arma de fogo, por motivo torpe, em decorrência de rivalidade entre organizações criminosas. O crime ocorreu no dia 20 de dezembro de 2017, no bairro Praia do Futuro, e o processo foi amparado pelo Projeto Tempo de Justiça e o resultado é fruto do trabalho da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, em conjunto com a Promotoria de Justiça do Júri.

A sentença atende à denúncia crime oferecida pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), no dia 31 de janeiro de 2018. Segundo as investigações, cerca de um mês antes do crime, o denunciado, que residia próximo ao local do delito, foi expulso pelos moradores da região, por estar, supostamente, praticando roubos no entorno da comunidade. Segundo consta, após esse fato, o indiciado passou a morar na comunidade denominada “Oitão Preto”, dominada pela facção criminosa Comando Vermelho (CV).

Ocorre que, desejando vingança por haver sido escorraçado da comunidade, bem como intentando integrar a referida facção, através de “batismo” consistente em matar um membro da facção rival Guardiões do Estado (GDE), o denunciado então animou-se para a prática delitiva. No dia do crime, Johnny Oliveira (“Smigol”) e um comparsa ainda não identificado, dirigiram-se até a residência da vítima e perguntaram a sua companheira se André Isaías encontrava-se em casa, tendo ela respondido negativamente, sendo que os dois indivíduos ficaram aguardando a chegada da vítima numa esquina próxima a residência desta.

A companheira do vitimado, que já conhecia o denunciado e percebeu que o outro indivíduo portava uma arma de fogo, com a chegada do marido, avisa que o denunciado estivera ali com outra pessoa armada, instante em que este pediu para a mulher abrir a porta localizada no fundo do imóvel, para que os dois fugissem. Porém, ao retornar para fechar o portão da frente, a vítima viu-se surpreendida por seus algozes, sendo atingida pelos disparos efetuados pelo acusado e seu comparsa.

Após o delito, os criminosos evadiram-se do local, tomando destino incerto e não sabido. A vítima ainda foi levada ao hospital na viatura da polícia, entretanto faleceu, não resistindo a gravidade das lesões provocadas pelos projeteis deflagrados.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br