MPCE recebe novos estagiários esta semana


08.04.19.Novos.estagiários.MPCE.sO Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Núcleo Gestor de Estágio (Nuge), recepcionou os novos estagiários que vão atuar nos setores da área-meio. Dos 40 estudantes convocados, 29 já assumiram os postos. As demais vagas serão preenchidas após publicação de novo edital, prevista para próxima semana. Os estagiários são dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Infraestrutura da Tecnologia da Informação, Psicologia e Serviço Social.

Para o coordenador do Nuge, Nestor Cabral, estagiar no MPCE é uma valiosa experiência. “O estudante coloca em prática a teoria apreendida e consegue firmar melhor o conhecimento, além de enriquecer a própria instituição que o acolhe”, ressalta. Ele também destaca o crescente número de estagiários convocados pelo Ministério Público desde 2016. “Naquela época, ao todo, havia menos de 250 estagiários, somando entre Direito e outras áreas. A nossa meta para esse primeiro semestre de 2019 é completarmos o quadro de 413 estagiários de Direito e 40 estagiários de outras áreas”, explica.

Para Carluan Andrade, a experiência é alvo de crescimento profissional e aprendizagem. O estudante de Ciências Contábeis contou que essa é a sua primeira experiência em auditoria interna. “Tudo o que eu aprender é válido”, conclui o estagiário da Coordenação de Controle e Auditoria Interna.08.04.19.Novos.estagiários.MPCE.s1

Juliana Silva, acadêmica do 7º semestre de Administração, acredita que a oportunidade de estagiar no setor de Tecnologia da Informação (Setin) proporcionará a ela aprofundar seus conhecimentos sobre gestão de processos. “O pessoal foi muito acolhedor. Todo mundo foi muito gentil comigo e, assim, eu estou passando por um treinamento e está sendo muito legal”, pontua.

A estudante de Ciências Contábeis, Mikelly Farias, ressalta que o estágio no Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público (Natec) é uma oportunidade para aplicar os conteúdos vistos em sala de aula e obter novos conhecimentos. “Eu pretendo aprender mais sobre a área que vou ficar, que é a de prestação de contas e contabilidade para o terceiro setor, além de ter novos aprendizados”, comenta.

Esta é a primeira experiência de Márcio Gil como estagiário de Administração. O estudante diz que a experiência veio em uma boa hora. Para ele, trabalhar na Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do MPCE será um agregador de novos conhecimentos. “Eu estou bem ansioso para aprender todo tipo de informação sobre esse meio jurídico e conhecer a parte administrativa do Ministério”, conta.

Até a próxima semana, os 413 estagiários de Direito serão lotados nas promotorias e setores do MPCE, primeiro os do interior e, na sequência, os da capital. Ao final do processo, serão efetivadas 453 vagas de estágio. Conforme edital, a duração do estágio será de dois anos, consecutivos ou alternados, a contar da data de assinatura do contrato, não podendo ultrapassar a conclusão do curso de ensino superior.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br