Quatro iniciativas do MPCE concorrem ao Prêmio CNMP 2019


SITE - Premio-CNMP-2019O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) está concorrendo novamente ao Prêmio CNMP, uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que busca reconhecer experiências bem-sucedidas do MP brasileiro. Desta vez, estão inscritos quatro projetos: Vidas Preservadas, Data Center, Relatórios de Inteligência Automatizados e o Fundo de Reaparelhamento e Modernização.

As melhores iniciativas serão escolhidas por uma comissão julgadora e divulgados durante a solenidade de abertura do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, prevista para o dia 22 de agosto, em Brasília-DF. Os ganhadores receberão troféu e certificado, sendo que os projetos premiados serão publicados pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Serão contemplados os melhores trabalhos em cada uma das seguintes categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais; Transformação Social; Indução de Políticas Públicas; Redução de Criminalidade; Redução de Corrupção; Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional; Comunicação e Relacionamento; Profissionalização de Gestão; Tecnologia da Informação. Conheça os projetos do MPCE que estão concorrendo este ano:

VIDAS PRESERVADAS
O projeto “Vidas Preservadas: o MP e a sociedade pela prevenção do suicídio” pretende promover uma abordagem intersetorial do tema para traçar estratégias de atuação do Ministério Público pela prevenção ao suicídio, com a colaboração de diversos órgãos e entidades. Isto acontece por meio de capacitação, sensibilização dos gestores públicos e estímulo à adoção de políticas públicas verdadeiramente efetivas para a diminuição das taxas de autoextermínio.

DATA CENTER
O novo Data Center Modular Seguro Outdoor do MPCE representa um salto de inovação. Ele é um ambiente físico, mais seguro e confiável, que abriga os equipamentos de tecnologia da informação do MP, como ativos de rede, links de dados e computadores servidores. O Data Center possui controle de acesso (biometria e videomonitoramento), redundância de fonte de energia elétrica, proteção contra catástrofes (água e fogo), gerenciamento remoto e demais itens de segurança e qualidade certificados.

FUNDO DE REAPARELHAMENTO E MODERNIZAÇÃO
A Lei Estadual nº 16.131, de 1º de novembro de 2016, criou o Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Ministério Público do Ceará, e representou um momento histórico para a instituição. Pela primeira vez, o MPCE possui uma fonte de recursos exclusiva para promover investimentos e garantindo, assim, a independência financeira do órgão. A legislação destina 15% das custas judiciais e extrajudiciais e 5% dos emolumentos cartorários arrecadados para o Fundo, o que representa uma verba de cerca de R$ 8 milhões por ano a ser aplicada em estrutura física, equipamentos tecnológicos e treinamento de membros e funcionários do MP cearense na defesa dos interesses da sociedade cearense.

RELATÓRIOS DE INTELIGÊNCIA AUTOMATIZADOS
É um conjunto de soluções informatizadas e gratuitas que simplificam e agilizam diversas atividades operacionais realizadas por membros e servidores da instituição como, por exemplo, relacionadas à investigação, inteligência, coleta, cruzamento, análise de informações e geração de relatórios especializados, contribuindo para a melhoria da qualidade do trabalho, reduzindo custos para a instituição e refletindo positivamente para a sociedade. A ferramenta realiza inúmeras atividades em segundos a minutos e foi criada sem investimentos extras, utilizando ferramentas gratuitas e a infraestrutura do MPCE, gerando agilidade na entrega de resultados, economia de recursos e inovação tecnológica.

MPCE conquistou três prêmios em 2018
O MPCE participou pela primeira vez do concurso em 2018 e já conquistou três prêmios: o primeiro lugar na categoria “Redução da Criminalidade” com o projeto “Tempo de Justiça”; o segundo lugar na categoria “Tecnologia da Informação” com o “Sistema de Investigação do MPCE (Simpce)” e o terceiro lugar na categoria “Defesa dos Direitos Fundamentais”, com o projeto “Valores Humanos na Educação Infantil”.

Veja aqui o calendário do Prêmio CNMP 2019.
Veja aqui o regulamento da premiação.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br