ESMP realiza Pingo de Prosa com dicas de gestão financeira pessoal


08.02.19.Pingo.Prosa.iA Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP), em parceria com a Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), realizou, na manhã desta sexta-feira (8), a primeira edição do Pingo de Prosa em 2019, trazendo como tema: “Dicas de Gestão Financeira Pessoal”, com o consultor financeiro pessoal na Sauver Consultoria, graduado em Administração pela UNIFOR, com MBA em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC/RS, Pedro Marques. O encontro aconteceu no auditório da ESMP.

De maneira descontraída, o palestrante abordou dicas simples que podem ser muito úteis para melhor organizar a vida financeira dos participantes do encontro, neste ano que se inicia. Para tanto, Pedro Marques respondeu perguntas do tipo: Como economizar no dia a dia? Como poupar mesmo com tantos compromissos financeiros? Quais são os melhores (e os piores) investimentos? Diante de tantos questionamentos, o consultor financeiro expôs hábitos que sabotam a saúde financeira e mostrou possibilidades de fazer o dinheiro trabalhar para as pessoas.

Durante a conversa informal, o palestrante demonstrou que é possível começar a investir, mesmo com pouco dinheiro, o qual acaba sendo gasto com algo desnecessário, inútil, supérfluo e dispensável. Além de abordar os primeiros investimentos, ele traçou o perfil de cada tipo de investidor: conservador, moderado e arrojado, dando exemplos de como definir objetivos de curto, médio e longo prazos, tais como: planejar viagem de férias, aquirir veículo ou imóvel e alcançar uma aposentadoria vantajosa.

A intenção foi facilitar a tomada de decisão, a fim de alcançar o bem-estar e multiplicação do patrimônio. “Acredito que a disciplina em colocar os gastos no orçamento deve se tornar um hábito de forma natural no dia a dia de cada um”, disse, ao observar que o uso do cartão de crédito é o grande vilão para quem está no vermelho. Para ele, quem quer se educar financeiramente, deve saber respeitar o que tem de ganho fixo e eliminar as despesas não essenciais para, então, começar a investir.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br