ESMP realiza cursos rápidos nesta sexta-feira


esmp_700x400A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP), em parceria com a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e com o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), realiza, na manhã desta sexta-feira (8), dois minicursos voltados à melhoria das finanças pessoais e ao enfrentamento às práticas de cartel e outras infrações à ordem econômica. Ambos os cursos são destinados a membros, servidores e colaboradores da PGJ. As inscrições são feitas pelo site: http://eventos.mpce.mp.br/

O primeiro Pingo de Prosa de 2019 vai falar sobre você, seu dinheiro e a maneira como você vem lidando com ele até agora. Esta edição traz como tema: “Dicas de Gestão Financeira Pessoal”, a partir das 10h, com o palestrante Pedro Marques, no auditório da ESMP, na rua Assunção, 1.200. Pedro Marques é consultor financeiro pessoal na Sauver Consultoria, graduado em Administração pela UNIFOR, com MBA em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC/RS.

Com dicas simples que podem ser muito úteis para melhor organizar sua vida financeira neste ano que se inicia, o curso se propõe a responder perguntas do tipo: Como economizar no dia a dia? Como poupar mesmo com tantos compromissos financeiros? Quais são os melhores (e os piores) investimentos? Portanto, dê um basta nos hábitos que sabotam sua saúde financeira e descubra possibilidades de fazer o dinheiro trabalhar para você.

Concorrência

Organizado pela ESMP e pelo Decon, o Curso de Capacitação em Defesa da Concorrência ocorrerá, das 9h às 17h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, na rua Assunção, 1.100. Antes da primeira palestra, será realizada a solenidade de assinatura do convênio entre o DECON e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre repressão às práticas de cartel e outras infrações à ordem econômica e às relações de consumo. O documento será firmado pelo procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Plácido Barroso Rios; a secretária-executiva do DECON, Ann Celly Sampaio, e o presidente do Cade, Alexandre Barreto de Souza.

Em seguida, será dado início ao curso que abordará o desenvolvimento e o aprimoramento das técnicas e procedimentos empregados na apuração de práticas de cartel. O objetivo primordial dessa capacitação é ampliar a capacidade do MP de detectar e inibir delitos concorrenciais, a fim de facilitar a disseminação de conhecimento em matéria concorrencial. Além disso, visa estreitar a comunicação e a troca de informações e de documentos entre o MPCE e o Cade, de modo a garantir mais agilidade e efetividade nas ações de repressão às práticas de cartel e outras infrações à ordem econômica.

A primeira qualificação será ministrada pelo coordenador-geral de Análise Antitruste da Superintendência-Geral do Cade, Felipe Leitão Valadares Roquete. Ele é mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília e graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e atua no serviço público desde 2004.

No período da tarde, a capacitação ficará a cargo do chefe de gabinete da Superintendência-Geral do Cade, Alden Caribé de Sousa. Este é mestre em Direito dos Negócios pelo Colegio de Abogados de Madrid e Universidade Francisco de Vitoria – Madri/Espanha, com especialização em Defesa da Concorrência pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Alden Caribé também é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e atua no serviço público desde 2006.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br