PGJ participa de solenidade de implantação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Nordeste


07.12.2018.Inauguração.Centro.Inteligência.sO procurador-geral de Justiça (PGJ), Plácido Rios, participou da solenidade de implantação do Centro Regional de Inteligência de Segurança Pública, realizada na manhã desta sexta-feira (7). A unidade de Inteligência é composta por agentes das polícias civis e militares dos nove estados, órgãos federais e outras instituições especializadas no combate às organizações criminosas, como o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Segundo Plácido Rios, “o novo Centro de Inteligência proporcionará uma interação entre instituições de diversos estados, tornando bem mais ágil e eficaz a troca de informações e consequente resolutividade na elucidação de crimes”, disse o PGJ. Além dele, também estiveram presentes a promotora de Justiça Joseana França; o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann; os governadores do Ceará, Maranhão e Piauí, respectivamente Camilo Santana, Flávio Dino e Wellington Dias; o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Raul Araújo Filho, além de secretários de segurança dos estados do Nordeste e outras autoridades.

O objetivo da política é reunir agentes de Inteligência de todos os estados do Nordeste no combate ao crime organizado e facilitar a troca de informações estratégicas e sensíveis na área da segurança pública. A rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública foi concebida para unificar a ação de combate ao crime organizado por regiões. Entre os objetivos estão a integração dos agentes de segurança pública para produção de conhecimentos estratégicos e o acesso integrado dos conteúdos das bases de dados das diversas instituições e órgãos que compõem a estrutura de segurança pública.

Com informações e foto do Governo do Estado do Ceará.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br