Atuação do MPCE garante realização de eventos com acessibilidade para pessoas com deficiência


Disponibilizar programação com acessibilidade nos equipamentos de cultura do Estado foi um dos encaminhamentos da audiência pública promovida na segunda-feira (12/11) pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Após articulação do MPCE, o Governo do Estado vai promover neste domingo (18/11) um evento que atenderá a todos os critérios de acessibilidade.

O Cineteatro São Luiz vai realizar uma sessão sonora com o artista Antônio Nóbrega, a partir das 16h. O evento contará com audiodescrição, tradução para libras e legendagem para surdos e ensurdecidos. Como encaminhamento da audiência, a Coordenadoria Estadual da Pessoa com Deficiência, em articulação com os movimentos sociais, vai disponibilizar 50 ingressos para pessoas com deficiência.

Segundo o coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), promotor de Justiça Eneas Romero, a audiência foi promovida com a finalidade de discutir com a sociedade civil sobre a garantia e ampliação do acesso à cultura das pessoas com deficiência. “A cultura é direito de todos. A participação das pessoas com deficiência em eventos culturais com acessibilidade é um direito das pessoas com deficiência e uma questão de cidadania. O evento a ser realizado com intérpretes de libras, legenda e áudio-descrição é uma forma de garantir a igualdade e uma sociedade mais justa”, ressaltou o representante do MPCE. Acesse aqui a página do evento.

SERVIÇO
Sessão sonora com Antônio Nóbrega
Local: Cineteatro São Luiz. Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza – CE.
Data: 18 de novembro (domingo)
Programação: 16h – Filme “Brincante”, de Walter Carvalho;
18h – Show “Um recital para Ariano com Antônio Nóbrega”.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br