Audiência pública do MPCE debate educação inclusiva na rede municipal


09.11.18.Audiência.Pública.Educação.sO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo de Defesa da Educação, realizou, na manhã desta sexta-feira (9/11), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, uma audiência pública para apresentar o relatório das ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho em Educação Inclusiva (GTEI) de 2017 e 2018 e discutir a educação inclusiva na rede municipal de ensino de Fortaleza.

A programação da audiência abrangeu debates sobre a formação continuada para profissionais da educação, as condições da oferta do Atendimento Educacional e do profissional de apoio escolar, o atendimento multidisciplinar ao estudante e a acessibilidade arquitetônica.

Como encaminhamento da audiência, ficou definido que, no dia 17 de dezembro, o Grupo de Trabalho em Educação Inclusiva irá se reunir com o Poder Público Municipal para alinhar tudo o que foi discutido durante o encontro e propor a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O GTEI é composto pela 16ª Promotoria de Justiça Cível e por projetos da Universidade Federal do Ceará (UFC), como o Grupo de Estudos Aplicados em Direito das Pessoas com Deficiência, coordenado pela Profª Beatriz Rego Xavier e pela Sra. Luana Adriano Araújo; Projeto Acessibilidade em Escolas de Ensino Fundamental e Médio das Redes Públicas Estadual e Municipal, coordenado pela Profª Zilsa Maria Pinto Santiago; e pelo Grupo Pró-inclusão: Pesquisas e Estudos sobre Educação Especial e Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores, coordenado pela Profª Francisca Geny Lustosa e pela Profª Claudiana Maria Nogueira de Melo.

Compuseram a mesa de abertura a promotora de Justiça Elizabeth Almeida, Vivian Almada, da Secretaria Municipal de Educação,; Emiliana Freitas, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social; Sandra Solange, da Secretaria Municipal de Saúde; Paulo Roberto, do Conselho Municipal de Direito da Pessoa com Deficiência; Sérgio Bezerra, do Conselho Municipal de Educação; e as professoras Zilsa Santiago e Luana Adriano. As apresentações, a ata e a gravação da audiência pública estarão disponíveis no dia 19 de novembro em www.mpce.mp.br/caopij/educaçao.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br