Comitiva do CNMP reúne-se com representantes da SSPDS e CGD


16.10.18.Reunião.membros.CNMP.sEncerrando a agenda institucional da comitiva do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no Ceará, os conselheiros do órgão reuniram-se na tarde desta terça-feira (16), na sede da Procuradoria Geral de Justiça, com representantes do Ministério Público cearense, da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Controladoria Geral de Disciplina (CGD).

Participaram da reunião os conselheiros Dermeval Farias, Marcelo Weitzel, a promotora de Justiça Vanessa Cavallazzi, assessora do CNMP, o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, o secretário adjunto da SSPDS, coronel Alexandre Ávila, o controlador geral de disciplina em respondência, Rodrigo Bona, o assessor de tecnologia da SSPDS, Davi Mota, a corregedora-geral do MPCE em respondência, procuradora de Justiça Maria José Marinho, o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), promotor de Justiça André Clark, e o coordenador do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (Nusit), promotor de Justiça Régio Lima.

O encontro teve o objetivo de consolidar dados e informações da área da Segurança Pública no Ceará, em especial, acerca do Sistema Prisional e sobre o uso de novas tecnologias no combate ao crime. O conselheiro Marcelo Weitzel questionou à SSPDS acerca das ações que estão em andamento para diminuir os índices de violência no Ceará e a influência das facções criminosas no interior das unidades penitenciárias. Alexandre Ávila dissertou sobre as ações do Programa de Prevenção Primária dos Crimes e detalhes do funcionamento do Sistema “Espia” que utiliza dados de câmeras de monitoramento em todo o Estado para controle de incidentes.

“Conseguimos reduzir em 50% o número de roubos de veículos na Capital e conseguimos mais velocidade na recuperação dos carros roubados. Temos casos em que o veículo foi encontrado em menos de dez minutos. O ‘Espia’ já está integrado hoje com o Estado da Paraíba e a nossa meta é expandir para todos os estados que fazem divisa com o Ceará até 2019”, explica. Ele apresentou, ainda, os avanços nas tecnologias de identificação biométrica, capacitação para os policiais e aprimoramento das perícias. O controlador geral destacou a importância da parceria com o Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc), do MPCE, para o sucesso das operações de combate às facções criminosas nas unidades penitenciárias. Confira abaixo outras informações sobre a visita da comitiva do CNMP no Ceará.

Conselheiros do CNMP visitam procuradores da República no Ceará

MPCE apresenta ações de combate a criminalidade à comitiva do CNMP

Comissão do CNMP inspeciona unidades prisionais em Itaitinga

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br