Audiência pública do MPCE discute repactuação de TAC firmado para melhoria da Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza


18.09.18.Audiência.pública.TAC.Saúde.iO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, realizou na manhã desta terça-feira (18/09), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, audiência pública para discutir a repactuação de cláusulas do TAC nº 001/2017. O documento firmado no ano passado contempla 54 itens acordados a fim de reestruturar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Município de Fortaleza, com prazos específicos para o cumprimento de cada pactuação.

Na ocasião, a gerente da Célula de Saúde Mental de Fortaleza, Aline Gouveia Martins, representando a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), apresentou a proposta de repactuação. Também participaram da audiência os membros da comissão de acompanhamento do TAC nº 001/2017 e pessoas interessadas na RAPS de Fortaleza. Após a exposição inicial, foi aberto espaço para que os presentes pudessem se manifestar sobre o documento que versa sobre a reestruturação da RAPS.

A promotora de Justiça Ana Cláudia Uchôa destacou que uma das discussões da audiência abordou a criação de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil em todas as regionais do município. Como encaminhamento da audiência, ficou definido o prazo de 15 dias a contar desta terça-feira para que qualquer interessado possa apresentar sugestões à respectiva Promotoria sobre o referido Termo.

Além disso, a 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública vai analisar todas as manifestações apresentadas durante a audiência pública e aguardar o prazo de 15 dias para que a SMS oficialize o pedido de repactuação. Ao final desse período, o MPCE vai decidir se acata ou não o pedido da SMS, e apresentar a decisão em nova audiência a ser marcada em data ainda a definir.

Para compor a mesa de abertura, foram convidados os signatários do referido TAC, bem como os representantes da comissão de acompanhamento: a promotora de Justiça Ana Cláudia Uchôa; a gerente da Célula de Saúde Mental de Fortaleza, Aline Gouveia Martins, representando a Secretaria de Saúde de Fortaleza; Andrea Maria Pinho Marques, do Núcleo de Saúde Mental do Estado do Ceará; Erika Marques Nobre, representando a Comissão Intersetorial de Saúde Mental e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Vinícius de Campos; José William Crispim Alves, representando o Fórum Cearense de Luta Antimanicomial; o presidente do Conselho Regional de Psicologia, Diego Mendonça Viana; Francisca Marcia Araújo Lustosa Cabral, representando o Conselho Regional de Serviço Social; Ana Paula Lemos, representando o Conselho Regional de Enfermagem; Larissa Gaspar, representando a Comissão de Direitos Humanos da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso da Câmara Municipal de Fortaleza; e a defensora pública Karinne Matos, coordenadora do Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br