Cultura e bem-estar: ESMP inaugura projeto “Pingo de Prosa”


23-08-2018-Pingo_de_prosa-SITEA Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP) realizará, às 10h do dia 31, o primeiro encontro “Pingo de Prosa”, cujo tema será “Eneagrama: autoconhecimento para relações pessoais, sociais e profissionais”, no auditório da ESMP. Trata-se de um projeto voltado à apresentação de temas não jurídicos, mas que influenciam a valorização da qualidade de vida. As palestras multidisciplinares estão previstas para acontecerem em toda última sexta-feira de cada mês. As exposições são gratuitas e abertas ao público interno e externo. Os interessados em participar deverão se inscrever por meio do link: goo.gl/Zy5qLR .

Os encontros terão uma hora de duração e trarão profissionais de diversas expertizes, visando a compreensão a despeito de outras formas de conhecimento, cultura e bem-estar. A palestra sobre o tema eneagrama tem como objetivo despertar o olhar dos participantes para si mesmos e, assim, auxiliar nos relacionamentos social, profissional e pessoal. Para tanto, o evento contará com a palestrante e instrutora de eneagrama da Equipe de Renascimento do Instituto Eneagrama Shalom (IESH), Yelw Felício.

Com experiência de 15 anos como yogaterapeuta, Yelw Felício é formada pela Integrative Yoga Therapy no Centro de Yoga Montanha Encantada (SC) e especialista em Educação Somática – métodos psicossomáticos para o desenvolvimento da consciência corporal, com conhecimentos em Ayurveda, Meditação, Chakras e Fundamentos da Terapia Tradicional Chinesa.

O eneagrama é uma sabedoria antiga que transita entre a Psicologia e a espiritualidade, respondendo os porquês e estimulando o autoconhecimento, a partir de nove padrões de personalidades: Perfeccionista; Prestativo; Bem-sucedido; Individualista; Observador; Questionador; Sonhador; Confrontador e Pacifista. Composto por um círculo, um triângulo e uma hexade, o eneagrama é uma figura geométrica de nove pontas que funciona como símbolo processual. Pode ser usado na compreensão e estudo de qualquer processo contínuo, uma vez que, em sua lógica, o fim é sempre o início de um novo ciclo.

A riqueza de possibilidades explica a presença do eneagrama em diversas tradições antigas, do pensamento grego de Pitágoras e Platão às filosofias herméticas e gnósticas, passando pelo judaísmo, cristianismo e islamismo. No mundo moderno, a presença do eneagrama se deve a Gurdjieff, filósofo armênio que ensinou filosofia do autoconhecimento profundo no começo do século passado. Gurdjieff deparou-se com o símbolo em uma de suas viagens e passou a utilizá-lo como um modelo de processos naturais.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br