MPCE e SSPDS reúnem-se para articular ações do Projeto de Segurança Pública Integrada


09.08.18.Reuniao.PGJ.Sec.Justiça.sO procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, e o secretário estadual de Segurança Pública, André Costa, reuniram-se na manhã desta quinta-feira (09/08), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), para articular as ações do projeto de Segurança Pública Integrada (SPI), uma inovação que utiliza a tecnologia para mapear condutas delitivas em infinitos cenários, facilitando a gestão eficiente dos recursos de policiamento, investigação e inteligência. O projeto é desenvolvido pela SSPDS desde março de 2017 e foi ampliado com novas ferramentas em fevereiro deste ano.

No encontro, foram apresentadas as estratégias de atuação da Secretaria no combate à criminalidade em quatro pilares: mobilidade do crime, territorialização do policiamento, investigação e inteligência, controle e governança. Segundo André Costa, este projeto já é citado como uma referência para a área de Segurança Pública a nível nacional e os resultados positivos já podem ser encontrados.

“Convidamos o Ministério Público para conhecer o projeto, ouvir sugestões e críticas e promover a integração das ações. Já temos estratégias para o presente e o futuro do Estado do Ceará e já há um impacto positivo nos nossos dados, pois estamos vendo redução nos homicídios, nos assaltos, latrocínios e em outros indicadores. É um trabalho diferenciado que emprega a tecnologia a favor da segurança e dentro da estratégia que foi traçada para o policiamento”, explica o titular da SSPDS.

O procurador-geral de Justiça ressaltou que o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) apóia os trabalhos que vem sendo desenvolvido pela Secretária de Segurança Pública do Estado, salientando que o Ceará vem despontando nacionalmente pelos avanços tecnológicos na área da segurança pública. “Nós precisamos ter um diferencial frente a criminalidade que está na tecnologia. Os investimentos nesta área são o único caminho para superarmos essa crise que há anos se instalou em nosso país”, pontua Plácido Rios.

Também estiveram presentes na reunião, os promotores de Justiça André Clark, Régio Lima e Manuel Pinheiro, o secretário adjunto da SSPDS, coronel Alexandre Ávila, e o coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), coronel Aristóteles Coelho.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br