Colégio de Procuradores de Justiça elege nova Ouvidora-Geral do Ministério Público


27.06.18.Votação.Ouvidoria.sPor maioria de votos, o Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), elegeu, na manhã desta quarta-feira (27), a procuradora de Justiça Vera Maria Fernandes Ferraz ao cargo de Ouvidor-Geral do Ministério Público do Estado do Ceará. A escolha ocorreu durante sessão extraordinária, por voto aberto para mandato de dois anos, não sendo permitida recondução, na forma do artigo 4º, parágrafo 1º, da Lei nº 14.093/2008, de 03/04/2008. No momento da votação, a sessão foi conduzida pelo procurador de Justiça e presidente da Comissão Eleitoral, José Maurício Carneiro.

Conforme a apuração dos votos dos 33 procuradores de Justiça presentes, Vera Ferraz obteve 21 votos, contra dez votos obtidos por seu concorrente, o procurador de Justiça Léo Charles Henri Bossard II. Foram computadas apenas duas abstenções. A atual ouvidora-geral, procuradora de Justiça Maria Neves Feitosa Campos, permanecerá no cargo até o dia 14 de julho deste ano, data provável da transmissão, posse e exercício da ouvidora-geral eleita. Maria Neves havia sido eleita por aclamação, tendo desempenhado uma gestão atuante elogiável por seus pares e pela sociedade. “Faço votos de que Vera faça um agrande gestão e me ponho à disposição para ajudar. A Ouvidoria-Geral é muito dinâmica, mas sei que a nova ouvidora trabalhará pelo engrandecimento tanto do Ministério Público, quanto da sociedade’, destacou.

Vera Ferraz agradeceu aos presentes e afirmou que, desde quando assumiu como Promotora de Justiça na Comarca de Reriutaba aprendeu a ouvir a população, na ânsia de solucionar as principais necessidades de cada município onde atuou até ser promovida ao cargo de Procurador de Justiça. “Fazemos nosso trabalho com paixão e precisamos buscar o equilíbrio, frente aos campos antagônicos, pois somos uma família ministerial. Vamos à luta”, disse, ao demonstrar respeito e admiração para com ao outro candidato.

Ao fazer uso da palavra, Léo Bossard II se mostrou surpreso por ter obtido mais votos do que esperava conquistar, afirmou, ao considerar que vem tomando os rumos do desprendimento e da construção de novas pontes. Ele também agradeceu os votos, bem como a sinceridade de seus pares. “Concordo com a escolha da Instituição. Jamais ficará nenhuma rusga sobre o resultado da votação, pois sei que a administração da procuradora de Justiça Vera Ferraz será um sucesso”, admitiu.

Perfil

Vera Maria Fernandes Ferraz ingressou no Ministério Público para exercer o cargo de Promotor de Justiça no ano de 1988. Foi titular em diversas Comarcas no Interior do Estado e atuou como titular na 4ª Promotoria de Justiça de Execuções Fiscais e de Crimes Contra a Ordem Tributária da Comarca de Fortaleza, por dez anos. Foi promovida ao cargo de Procurador de Justiça, pelo critério de merecimento, em 2011, sendo, ainda, membro do Conselho Superior do Ministério Público, por quatro períodos e integrante de diversas comissões. Possui especialidade em Criminologia e Direito Penitenciário pela Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como em Processo Civil pela Escola Superior do Ministério Público. Em matéria literária, é coautora do livro Vade Mecum – Ministério Público.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br