MPCE, Vice-Governadoria e 19 municípios assinam acordo de cooperação para criação de Núcleos de Mediação Escolar


13.06.18.Tac.novo.oriente.sO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Vice-Governadoria e Secretaria da Educação do Governo do Estado do Ceará, a organização internacional We World e 19 municípios das regiões do Sertão de Crateús, Inhamuns, Canindé e Sertão Central assinaram, na manhã desta quarta-feira (13/06) em Novo Oriente, um Termo de Cooperação para implantação de Núcleos de Mediação Escolar.

Serão beneficiados os municípios de Quixeramobim, Madalena, Boa Viagem, Ipueiras, Ipaporanga, Poranga, Nova Russas, Tamboril, Ararendá, Novo Oriente, Monsenhor Tabosa, Independência, Pedra Branca, Milhã, Solonópole, Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Mombaça e Quiterianópolis.

Durante o evento, o promotor de justiça Hugo Mendonça, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), destacou o papel do Ministério Público no fortalecimento da mediação nas escolas. “O conflito é inerente ao ser humano e devemos ter como meta ensinar todos, começando pelos mais jovens, a lidar com os conflitos que virão. Assim se constrói uma cultura de paz, pois, ensinamos a vivenciar o conflito, experienciar e dele se retirar pacificamente”, disse.

Segundo a vice-governadora Izolda Cela, os efeitos da mediação como medida para diminuição dos índices de violência já são reconhecidos. “Reconhecemos o efeito das práticas de mediação de conflitos como uma metodologia que constrói uma cultura de paz. Precisamos reduzir, cada vez mais, os indicadores perversos relacionados à violência e outros tipos de agravos. E o que for debatido aqui, contribuirá para construirmos juntos uma escola melhor”, destacou. Participaram do evento, o secretário da Educação do Ceará, Rogers Mendes, prefeitos e secretários de educação dos municípios da região e outros gestores e técnicos da Seduc.

Núcleos de Mediação Escolar

Atualmente, o Ceará possui 21 municípios que já instalaram ou estão em processo de implantação dos Núcleos de Mediação Escolar em sua rede de ensino municipal. A assinatura é a continuidade do projeto de implementação da Mediação Escolar no Ceará, que teve início em 2017, e foi firmado pelos municípios de Maracanaú, Caucaia, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Juazeiro do Norte, Itapajé, Acaraú, Canindé, Baturité, Beberibe, Camocim, Tianguá, Sobral, Russas, Jaguaribe, Cratéus, Senador Pompeu, Tauá, Iguatu, Crato e Brejo Santo.

Com informações e fotos da Vice-Governadoria do Governo do Estado do Ceará.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br