Semana do Meio Ambiente alerta para gestão integrada de resíduos sólidos em Juazeiro do Norte


19.06.18.seambiente.jua.sO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Juazeiro do Norte, promoveu, nos dias 04 a 08 de junho, a Semana do Meio Ambiente, cujo tema foi os desafios da responsabilidade compartilhada e da gestão integrada de resíduos sólidos. A promotora de Justiça Efigênia Coelho Cruz estimou que houve a participação de mais de 450 pessoas, durante os cinco dias de evento.

Conforme disse a representante do MPCE, no decorrer da Semana do Meio Ambiente, foram realizados diversas atividades. Dentre elas, a promotora de Justiça destacou o registro de auto de constatação na Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos do bairro José Geraldo da Cruz e a realização de duas audiências públicas. Numa delas, foram discutidas as construções de poços artesanais em Juazeiro do Norte à revelia do licenciamento ambiental. Noutra audiência, o debate abordou as dificuldades da gestão de resíduos sólidos em Juazeiro do Norte, ressaltando a problemática do lixão.

No penúltimo dia, o MPCE realizou um seminário para tratar dos desafios da responsabilidade compartilhada e da gestão integrada de resíduos sólidos, no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Participaram como palestrantes, as promotoras de Justiça Efigênia Coelho Cruz e Maria Jaqueline Faustino de Souza Alves do Nascimento, coordenadora do CAOMACE. O seminário também contou com a representante da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU), Vitória de Moraes Máximo; o professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Augusto de Oliveira Tavares; catadores de resíduos sólidos, estudantes universitários, reitores de Universidades da Região do Cariri e professores.

Além disso, no fim do seminário foram entregues certificados de honra ao mérito pelas contribuições na proteção ao meio ambiente à promotora de Justiça Maria Jacqueline, aos reitores da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO) e ao professor Augusto de Oliveira Tavares.

No último dia das comemorações à Semana do Meio Ambiente, ocorreu uma palestra sobre o papel da responsabilidade compartilhada de resíduos sólidos na redução da poluição e dos danos ambientais na Escola de Educação Profissional Raimundo Saraiva Coelho.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br