MPCE promove curso aberto ao público de prevenção ao suicídio


Vidas PreservadasO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realiza mais uma edição do Curso “Guardiões da Vida”, nesta sexta-feira (08/06), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, a partir das 8h. O evento faz parte do Projeto Vidas Preservadas, com foco na prevenção ao suicídio. Esta segunda capacitação é voltada para formação de representantes de organizações públicas, não-governamentais e entidades filantrópicas que atuam com grupos mais vulneráveis ao suicídio, além de membros e servidores do MPCE.

O instrutor desta edição será o professor titular da Universidade Federal do Ceará da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio, Fábio Gomes de Matos e Souza. O curso, gratuito e aberto ao público, terá 10 horas-aula com certificação da Escola Superior do Ministério Público.

Projeto Vidas Preservadas

O Projeto Vidas Preservadas visa contribuir para a prevenção do suicídio no Ceará, através da ação conjunta entre o MP e a sociedade. O curso “Guardiões da Vida” foi desenvolvido para capacitar membros da comunidade com o intuito de intervir e construir habilidades e competências teórico-práticas para a prevenção do suicídio. Guardiões da Vida são pessoas treinadas para reconhecer os fatores de risco do suicídio e auxiliar no encaminhamento e busca por ajuda.

O curso traz as seguintes temáticas: O que é o programa Guardião de Vida?; Características do profissional para trabalhar com adolescentes em risco de suicídio; Epidemiologia do suicídio; Estratégias de prevenção; Fatores de risco; Fatores de proteção; Mitos e verdades; Estratégias de escuta e encaminhamento; Manejo da ansiedade e impulsividade; Intervenção e avaliação do risco e Articulação com a rede de saúde mental.

Inscrições

Para se inscrever, basta entrar em contato com o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ): (85) 3452.4538 / 3472.1260.

Serviço:
Curso “Guardiões da Vida” – Projeto Vidas Preservadas
08/06 – 8h às 17h
Auditório da Procuradoria Geral de Justiça
Rua Assunção, 1.100 – José Bonifácio – Fortaleza /CE

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br