MPCE comemora a Semana Nacional do Meio Ambiente


Semana do Meio Ambiente - SITEEntre os dias 4 e 8 de junho, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) comemora a Semana Nacional do Meio Ambiente. Durante esse período, daremos nas nossas redes sociais dicas de preservação e cuidados que podem ser adotados no dia a dia.

Confira:

Dia 1 – 04/06

No Brasil, cerca de 170 mil toneladas de roupas são descartadas por ano, indo para lixões e aterros. Os tecidos levam de 10 a 400 anos para se decompor e liberam substâncias tóxicas. No dia a dia, compre o que for necessário, reforme o que está no guarda-roupa, doe e recorra a trocas e bazares.

Dia 2 – 5/06

No Dia Mundial do Meio Ambiente, lembre-se: as sacolas plásticas levam mais de 100 anos para se decompor. Quando descartadas incorretamente, entopem passagens de água em bueiros e córregos, provocando inundações. No dia a dia, utilize caixas de papelão ou sacolas retornáveis. São práticas, resistentes e até mais bonitas!

Dia 3 – 6/06

No mundo, cerca de um terço de toda comida produzida é desperdiçada. Grande parte da perda dos alimentos no Brasil acontece durante o manuseio e logística da produção. No dia a dia, plante seus temperos em jardins. Eles climatizam, embelezam o ambiente e servem de “terapia” para quem os cultiva.

Dia 4 – 7/06

A produção do papel inicia com a derrubada de de árvores e passa por processos químicos poluidores. Ele demora, no mínimo, 3 meses para se desintegrar. No dia a dia, imprima o essencial, utilize os dois lados da folha e jogue o papel em um lixo próprio. Ajude na coleta seletiva!

Dia 5 – 8/06 – Dia Mundial dos Oceanos

No Dia Mundial dos Oceanos, lembre-se: não jogue plástico na praia, rios, mangues e oceanos. Ele demora mais de 450 anos para se decompor e compromete a vida de animais marinhos, como peixes e tartarugas. No dia a dia, utilize utensílios de metal, evite canudos e aposte em garrafas e copos reutilizáveis, substituindo os descartáveis.

Confira a campanha nas redes sociais do MPCE:

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br