PGJ e ESMP realizam curso Guardiões da Vida


08.05-BANNER-SITE-Vidas PreservadasA Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e a Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP), realizam, no dia 08/06, a partir das 8h, a capacitação Guardiões da Vida, no auditório da sede da PGJ. Com duração de 10 horas-aula, o curso oferece 20 vagas para membros e servidores do MPCE, tendo como instrutor o professor titular da Universidade Federal do Ceará da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio, Fábio Gomes de Matos e Souza. As inscrições podem ser feitas pelos telefones do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ): (85) 3472-1260 / (85) 3452-4538.

O Projeto Vidas Preservadas tem como missão contribuir para a prevenção do suicídio no Ceará, através da ação conjunta entre o MP e a sociedade. Para tanto, uma das linhas de atuação envolve capacitações que nos ajudem a intervir, de onde quer que estejamos. É nesse contexto que foi desenvolvido o curso “Guardiões da Vida”, que tem por objetivo construir habilidades e competências teórico-práticas para a prevenção do suicídio. Guardiões da Vida são pessoas que, em contato com outros membros da comunidade, por conta da situação profissional ou mesmo das relações pessoais, podem ser treinadas para reconhecer os fatores de risco para suicídio e auxiliar no encaminhamento e busca por ajuda.

Em seu conteúdo, o curso abordará as seguintes temáticas: O que é o programa Guardião de Vida?; Características do profissional para trabalhar com adolescentes em risco de suicídio; Epidemiologia do suicídio; Estratégias de prevenção; Fatores de risco; Fatores de proteção; Mitos e verdades; Estratégias de escuta e encaminhamento; Manejo da ansiedade e impulsividade; Intervenção e avaliação do risco e Articulação com a rede de saúde mental.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os Guardiões da Vida interagem com os membros da comunidade em ambientes naturais e geralmente não médicos e podem ser treinados para reconhecer os fatores de risco para suicídio. Para ser eficaz, o treinamento do guardião deve ser permanente, um esforço prolongado com monitoramento e avaliação atenta, de forma ideal como parte do currículo de treinamento profissional.

Os guardiões devem andar de mãos dadas com o desenvolvimento de serviço de qualidade. Caso contrário, seus esforços na identificação de indivíduos em risco será em vão. São considerados guardiães fundamentais: provedores de assistência à saúde primária, provedores de assistência à saúde mental, provedores de assistência à saúde de emergência, professores e outros profissionais escolares, líderes comunitários, policiais e outros socorristas, oficiais militares, assistentes sociais, líderes espirituais e religiosos e curadores tradicionais.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br