Projeto Vidas Preservadas inicia programa de cursos de prevenção ao suicídio


 

16.05.18.Vidas.preservadas.sO Projeto Vidas Preservadas, de prevenção ao suicídio, iniciou nesta quarta-feira (16/05) o programa de capacitação previsto para ocorrer até novembro. Nesta primeira edição, membros e servidores do Ministério Público do Estado do Ceará participaram do curso “Guardiões da Vida”, com a psicóloga e professora da UECE, Alessandra Xavier. A abertura do evento foi feita pelo promotor de Justiça e coordenador do CAOPIJ, Hugo Mendonça.

O objetivo da capacitação é construir habilidades e competências teórico-práticas para prevenção do suicídio. Ao longo do dia, os participantes receberam várias dicas de como identificar e lidar com indivíduos com ideação suicida. O curso também deu dicas de comunicação adequada com pessoas angustiadas, o que não fazer e dizer. Alessandra Xavier lembra que é necessário observar escutar e se conectar emocionalmente com a pessoa nessa situação. “É preciso aprender a escutar com os olhos, os ouvidos e o coração”, disse.

A professora também destacou a importância dos “guardiões da vida” cuidarem de si para ter o suporte psicológico adequado para prestar ajuda a outra pessoa. “Antes de cuidar dos outros é preciso cuidar de si mesmo”, reforçou.

O programa de capacitação do Projeto Vidas Preservadas continua no mês de junho com o curso “Guardiões da Vida” dirigido a representantes de organizações públicas e sociais que atuam com grupos mais vulneráveis ao suicídio. Para mais informações, acesse a página do Projeto AQUI.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br