Nova sede da Escola Superior do MPCE é inaugurada em Juazeiro do Norte


26.04.18.Inauguração.ESMP.JuazeiroO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) inaugurou, na tarde desta quinta-feira (26/04), a nova sede da unidade regional da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) em Juazeiro do Norte. A estrutura está à disposição dos membros e servidores da instituição para a realização de reuniões, audiências públicas, cursos ou outros eventos para profissionais e estudantes da área.

Segundo o diretor-geral da ESMP, promotor de Justiça Manuel Pinheiro, a inauguração faz parte do projeto de descentralização das atividades da Escola. “Este momento marca o início do processo de interiorização das nossas atividades e atende a um anseio antigo e muito justo dos membros e servidores do MPCE que trabalham e residem no Cariri. Este espaço, além de acolher os eventos locais, fará a transmissão dos eventos promovidos pela Escola Superior da sua sede em Fortaleza”, comemorou.

Ele destacou ainda que, ao longo de dois anos, a ESMP passou por diversas melhorias, como reforma do espaço físico na sede em Fortaleza, a criação do 1º Programa de Treinamento para Servidores do Ministério Público – com reflexos diretos na qualidade dos serviços prestados pelo MP à sociedade – retomou a oferta de cursos de especialização e reformulou a Revista Acadêmica, passando a publicar uma versão impressa. “Todas estas ações foram realizadas com o desejo de cumprir a nossa missão, que é firmar-se como um Centro de Excelência na produção e difusão de conhecimentos”, disse Pinheiro.

Já o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, aproveitou a ocasião para informar aos membros e servidores presentes sobre as últimas ações concretizadas pela sua gestão, como implementação de equipes descentralizadas para realizar manutenção na infraestrutura do MPCE. O PGJ anunciou que espera concluir, nos próximos meses, o projeto que automatizará procedimentos do Ministério Público em diversas áreas, facilitando o trabalho dos promotores de Justiça e servidores. “Com isso, esperamos que o promotor de Justiça possa se concentrar em produzir peças jurídicas para o bem da sociedade”, disse o PGJ.

O coordenador da unidade regional da ESMP em Juazeiro, promotor de Justiça Thiago Marques Vieira, disse que a nova unidade regional é uma conquista muito esperada por todos. “Queremos, com este espaço, estimular uma produção científica própria da região do Cariri e conseguir uma aproximação maior, não só com os eventos da Escola em Fortaleza, mas em todas as atividades desenvolvidas pela Procuradoria Geral de Justiça e Centros de Apoio”, complementou o promotor de Justiça.

Após as falas da cerimônia de abertura, o coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAOPEL), promotor de Justiça Emmanuel Girão, ministrou palestra sobre a atuação do Ministério Público nas eleições de 2018. Também estiveram presentes a secretária-executiva das Promotorias de Justiça Juazeiro do Norte, promotora de Justiça Juliana Mota, a coordenadora do DECON Regional, promotora de Justiça Efigênia Coelho e demais membros e servidores da instituição. A unidade regional da ESMP em Juazeiro do Norte localiza-se à Rua Catulo da Paixão, 135, bairro Central Park, 12º andar.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br