Voluntariado: Projeto Promotores Acadêmicos da Infância ganha reforços


18.04.18.promoa.cademO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da vice-procurador-geral de Justiça, Vanja Fontenele, deu posse ao segundo grupo de voluntários do projeto Promotores Acadêmicos da Infância, na manhã desta terça-feira (17/09), no auditório da sede dos Centros de Apoio Operacionais, na avenida Antônio Sales, 1740. O grupo de voluntárias que assumiu reúne seis profissionais: as assistentes sociais Cleidiane Costa e Valeria Andrade; as psicólogas Vanessa Castro, Luana Fernandes e Patricia Oliveira; e a advogada Débora Tomé.

A posse dos Promotores Acadêmicos da Infância foi prestigiada pelo idealizador do projeto, o promotor de Justiça titular da 2ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, Dairton Oliveira. No começo do projeto, assumiram 14 Promotores Acadêmicos da Infância. No entanto, houve seis desistências, permanecendo apenas oito profissionais. A partir de agora, com as novas seis voluntárias que assumiram, o projeto ganha o reforço de profissionais qualificados para a promoção do atendimento prioritário à criança e ao adolescente.

Os Promotores Acadêmicos da Infância atuam analisando e compilando dados relativos a ações de destituição do poder familiar no sentido de garantir a crianças e adolescentes que se encontram acolhidos institucionalmente o direito constitucional à duração razoável de seus processos, evitando assim que fiquem “esquecidos” nos abrigos de todo o Estado. O serviço voluntário prestado pelo grupo é realizado de forma espontânea, não remunerada e sem vínculo empregatício. Eles atuam no projeto de seis meses a dois anos, com carga horária semanal de quatro a oito horas, conforme disponibilidade de cada voluntário.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br