Ministério Público vai à Escola Municipal Antonieta Cals


09.10.17.Ouvidoria.AntonietaO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Ouvidoria-Geral, realizou, na manhã desta segunda-feira (09/10), mais uma ação do projeto “MP na Escola”. Desta vez, membros do MP foram à Escola Municipal de Tempo Integral Profª Antonieta Cals, no bairro São João do Tauape, em Fortaleza. Participaram da visita, a procuradora de Justiça e ouvidora-geral Maria Neves Feitosa Campos, e os promotores de Justiça Ana Claudia de Morais, assessora jurídica da Ouvidoria-Geral, e José Cleverlânio Pereira da Silva. Este último realizou uma palestra sobre cidadania para cerca de 50 estudantes.

O promotor de Justiça apresentou, aos estudantes, qual o papel do Ministério Público na transformação da realidade social e na promoção dos direitos dos cidadãos; e a Constituição de 1988, em especial, os novos valores que foram incorporados, como os direitos humanos. “O direito à educação é instrumental, no sentido de que a educação é a base para se alcançar os demais direitos. Além do MP, outras instituições possuem um papel fundamentação a formação da cidadania, dentre elas, a família, as demais instituições do Estado e até a própria sociedade”, explicou Cleverlânio Pereira.

O projeto “MPCE na Escola” tem o objetivo de divulgar o Ministério Público para professores e estudantes da rede pública por meio de palestras e debates com a participação de promotores de Justiça. Além de visitas às instituições públicas de ensino, a comunidade escolar vai ao Ministério Público por meio de excursões programadas às unidades do MPCE em Fortaleza, conhecendo as estruturas físicas, o funcionamento da instituição e as ações que estão em andamento, conversando diretamente com membros e servidores.

 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br