PGJ empossa voluntários do projeto Promotores Acadêmicos da Infância


08.09.2017-PromotoresInfanciaEm uma iniciativa inovadora dentro do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, deu posse a um grupo de 14 voluntários do projeto Promotores Acadêmicos da Infância, na manhã desta sexta-feira (08/09), na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). O grupo reúne estudantes e profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Ciências Jurídicas e Ciências Sociais; e iniciará suas atividades já na próxima segunda-feira (11/09).

Os Promotores Acadêmicos da Infância atuarão inicialmente analisando e compilando dados relativos a ações de destituição do poder familiar no sentido de garantir a crianças e adolescentes que se encontram acolhidos institucionalmente o direito constitucional à duração razoável de seus processos, evitando assim que fiquem “esquecidos” nos abrigos de todo o Estado. O serviço voluntário prestado pelo grupo será realizado de forma espontânea, não remunerada e sem vínculo empregatício. Eles atuarão no projeto de seis meses a dois anos, com carga horária semanal de quatro a oito horas, conforme disponibilidade de cada voluntário.

“Hoje é um dia histórico para o nosso Ministério Público e estou muito feliz que os senhores e senhoras estejam conosco, dispostos a mudar a realidade social. Tenho certeza que este é um passo muito importante que estamos dando. Só conseguiremos atingir nossos objetivos se tivermos a união profícua com as instituições e com a sociedade. Com a ajuda de vocês, conseguiremos produzir muito mais frutos”, destacou Plácido Rios.

Além do procurador-geral de Justiça, a posse dos Promotores Acadêmicos da Infância foi prestigiada pelo idealizador do projeto, o promotor de Justiça Dairton Oliveira, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude; contando também com as presenças do coordenador do Centro de Apoio da Infância e Juventude (CAOPIJ), promotor de Justiça Hugo Mendonça, da coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCRIM), promotora de Justiça Flávia Unneberg, e da procuradora de Justiça Elsuérdia de Andrade.

OPINIÃO

“Quando eu era mais jovem queria muito fazer a diferença na minha casa, na escola e ser luz no caminho das pessoas. Algumas vezes eu consegui, outras não. Mas isso é o que me move: fazer a diferença e tentar trazer luz para o que está escuro. Percebi que sozinha eu não conseguiria. Conviver com o grupo me dá esperança para não fraquejar. Sei que vamos entrar em uma seara de muito sofrimento e acho que estando junto de um grupo terei forças para caminhar.” 
Maria Helena Benevides Pessoa
Promotora Acadêmica da Infância

Confira aqui as fotos do evento

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br