MPCE e Instituto Terre des Hommes convidam para palestra internacional sobre Justiça Restaurativa


Justiça-Restaurativa-01Referência internacional em círculos de Justiça Restaurativa, a norte-americana Kay Pranis vem ao Ceará e ministrará no dia 22 de setembro, às 19h, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), palestra aberta ao público com o tema “Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz”.

O evento tem o objetivo de sensibilizar e difundir junto à sociedade a Justiça Restaurativa e os círculos de construção de paz como ferramentas de pacificação social. Kay Pranis é autora desta metodologia, faz treinamentos e escreve sobre o tema.

Os interessados em participar deverão enviar e-mail para esmec@tjce.jus.br e confirmar a sua inscrição informando o nome completo, o CPF, e-mail, telefone, a instituição e o cargo ou função que exerce. Todos os participantes receberão um certificado de participação na atividade. Pede-se a doação de 2 kg de alimento não-perecíveis, que serão doados às famílias da Associação Amigos em Missão (AMI) do Vicente Pinzón.

A palestra é organizada pelo Instituto Terre des hommes Brasil, Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e o Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOPIJ) e outras instituições.

O que é a Justiça Juvenil Restaurativa?

A Justiça Restaurativa é um modelo de responsabilização de situações de conflito, violência e ato infracional, que envolve seu autor, a vítima e a comunidade. A abordagem favorece a construção de soluções que promovam a reparação dos danos causados à vítima, a responsabilização do autor da infração, partindo das causas que influenciaram no cometimento do ato, e a restauração dos vínculos das pessoas afetadas, promovendo a participação da comunidade.

O quê: Palestra gratuita com Kay Pranis
Quando: Dia 22 de setembro, às 19h
Onde: Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), à Rua Ramires Maranhão do Vale, 70, bairro Edson Queiroz.
Mais informações: (85) 3263-1142 e (85) 3267-8679 (Instituto Tdh Brasil) / (85) 3218-6188 (Esmec)

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br