Ouvidoria Itinerante: MPCE acolhe reivindicações dos cidadãos de Ipueiras


23.06.17.Ouvidoria-IpueirasA Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou na última quinta-feira (22/06), na Escola Profissionalizante Dario Catunda Fontenele, em Ipueiras, uma audiência pública para acolher as principais demandas da população. Foram convidados representantes de diversos setores do poder público municipal para promover o diálogo entre os gestores e os cidadãos.

Segundo as promotoras de Justiça e assessoras jurídicas da Ouvidoria do MPCE Marília Uchôa e Ana Cláudia de Morais, as principais reclamações dos munícipes foram sobre a venda indiscriminada de bebidas alcoólicas para menores de idade, a ausência de um órgão municipal de gestão do trânsito, policiamento da cidade e reestruturação do Conselho Tutelar.

O promotor de Justiça da Comarca de Ipueiras Antonio Forte informou que já realizou uma reunião com donos de bares no intuito de conscientizá-los e coibir a venda de bebida por adolescentes. Porém, argumentou-se que, com a repressão da venda nos bares, passaram a ocorrer festas em sítios particulares com a venda e consumo indiscriminado de bebidas e drogas, que estão atraindo o interesse dos jovens. A população cobrou, das autoridades presentes, uma resolução para o problema.

“Foi colocado que a sociedade civil de Ipueiras tem se organizado para oferecer opções de lazer na cidade que sejam sadias para os adolescentes e jovens, como grupos de teatro, música, exibição de filmes, mas o apelo das substâncias ilegais têm sido mais forte, por isso é importante a repressão às drogas por parte do poder público e ações de conscientização das famílias e nas escolas”, relata Marília Uchôa.

Representantes do Conselho Tutelar de Ipueiras pleitearam a disponibilização de um veículo para executar as suas atividades regulares e foram informados, na própria audiência, pela Prefeitura, que receberão um carro com identificação oficial do órgão em até 20 dias.

Sobre as questões de policiamento no município, ficou agendada uma reunião com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para o dia 3 de agosto, com a presença de representantes da Ouvidoria do MPCE, da Promotoria de Justiça de Ipueiras, Prefeitura e Câmara dos Vereadores. O encontro tem como objetivo pleitear viaturas e aumentar o contingente de policiais civis e militares, fortalecendo, assim, a segurança dos cidadãos ipueirenses.

Os órgãos competentes se comprometeram, ainda, a agilizar a criação do Departamento Municipal de Trânsito. A ação já estava em andamento, mas esbarrou na burocracia. A população cobrou agilidade, pois, segundo os presentes, Ipueiras é uma das cidades com maiores índices de acidentes de moto e carro na região.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br