MPCE e SDA discutem necessidade de desenvolvimento da agroecologia em reunião


06.04.17.reunião.sdaO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (CAOMACE), participou, na última quarta-feira (05/04), de reunião com o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Dedé Teixeira, para debater a necessidade da pasta aprimorar o trabalho de extensão rural, realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), com a orientação dos produtores rurais e promoção de uma agricultura mais sustentável que resulte na redução do uso de agrotóxicos.

A coordenadora do CAOMACE, promotora de Justiça Jacqueline Faustino, explica que solicitou o agendamento do encontro devido a considerações realizadas em reuniões do Fórum Cearense de Combate aos Impactos dos Uso de Agrotóxicos (FCCA) que apontaram deficiência do trabalho de extensão rural realizado pela Ematerce, que é vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). “A Secretaria precisar intensificar o desenvolvimento da agroecologia através da extensão rural. Este é o nosso principal objetivo! Esta ação se faz urgente em face aos repetidos registros de utilização indiscriminada dessas substâncias e de seus recipientes de forma a contaminar o ambiente natural, em especial, em corpos hídricos que são utilizados para abastecimento humano”, relata.

Na ocasião, os professores do Instituto de Desenvolvimento Rural da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Luiz Gustavo Chaves da Silva, que é coordenador do curso de Agronomia, e Max César de Araújo, citaram projeto de fortalecimento e expansão da agroecologia idealizado pela entidade. A proposta deverá ser apresentada detalhadamente na próxima quarta-feira (12/04), quando será realizada uma nova reunião para estabelecer uma articulação interinstitucional que fortaleça e amplie a agriculta sustentável, resultando na ampliação da agroecologia e na redução do uso de agrotóxicos. “O objetivo é garantir o desenvolvimento de um projeto que venha a ser acompanhado inclusive pelo MPCE”, informa Jacqueline Faustino.

Participaram ainda da reunião representantes da Ematerce, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE).

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br