DECON oferece minicurso de Educação Financeira para alunos da rede pública


Mini curso educção financeiraDando continuidade à programação da Semana do Consumidor 2017, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) realizou nos dias 13 e 14 de março, minicursos sobre Educação Financeira para estudantes da rede pública estadual.

Na segunda-feira (13/03), a capacitação aconteceu no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professor Moreira Campos, localizado na Parangaba, e, na terça (14), participaram do minicurso os estudantes do Colégio Clóvis Beviláqua, no Centro de Fortaleza. No total, participaram, aproximadamente, 200 jovens.

A ação faz parte também do projeto “Decon na Escola” que leva diversas palestras para instituições de ensino sobre os direitos do consumidor e os mecanismos disponíveis para a sua proteção. Durante o minicurso, os alunos tiraram dúvidas e receberam a cartilha do projeto, que também está disponível para download no site do MPCE.

“Dessa vez, decidimos abordar o tema da educação financeira, pois, para entender os seus próprios direitos enquanto consumidores, os jovens precisam, primeiro, valorizar o seu próprio dinheiro e aprender a se organizar financeiramente. Quando isso ocorre, eles começam a compreender que formalizar uma reclamação para receber o seu dinheiro de volta ou para realizar a troca de um produto, também é uma forma de valorizar o que se tem. Afinal, cada centavo é importante para o orçamento familiar”, explica Ismael Braz, assessor jurídico do DECON. E conclui: “Muitos deles nem sabiam da existência de instituições que atuam especificamente na defesa dos direitos consumeristas, então, os minicursos também foram efetivos para divulgar as ações do DECON e dos demais órgãos”, disse.

Projeto Decon na Escola

O Projeto “Decon na Escola” oferece palestras em escolas públicas sobre os direitos do consumidor e os mecanismos disponíveis para a sua proteção. Para agendar palestras, os interessados devem entrar em contato através do telefone (85) 3452-4516.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br