Ouvidoria Itinerante faz escutas em Araripe e Potengi


ouvidoria_potengiO projeto Ouvidoria Itinerante levou atendimentos do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ao interior. Os municípios visitados foram Araripe, no dia 9 de fevereiro, e Potengi, no dia 10 de fevereiro. Nos dois locais foram registradas escutas da população por meio de audiências públicas, manifestações em caixa de sugestões e atendimentos personalizados na unidade móvel do projeto.

De acordo com a ouvidora-geral do MPCE, procuradora de Justiça Maria Neves Feitosa Campos, há muitas demandas em comum entre os dois municípios. Problemas com drogas, falta de segurança pública, destacamento policial insuficiente para cobrir zona urbana e rural, adolescentes dirigindo sem carteira de habilitação, falta de delegado e escassez de água comandaram a pauta das audiências públicas.

A presença do promotor de Justiça que atende às Comarcas de Araripe e Potengi, Daniel Ferreira Lira, foi muito importante para prestar esclarecimentos durante a realização das audiências públicas. Após as escutas, a Ouvidoria-Geral cataloga as demandas e faz encaminhamentos necessários junto aos órgãos competentes e repassa as respostas à população.

Ouvidoria Itinerante
O projeto “Ouvidoria Itinerante” visa aproximar cada vez mais o MPCE da sociedade, bem como estimular a criação de ouvidorias municipais. No ano passado, o projeto visitou dez municípios e, ao longo de 2017, outras dez cidades serão visitadas para realização de escutas da população. O critério de escolha foi dos 20 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Ceará.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br