Ministério Público e Perícia Forense realizam evento em Sobral


Evento PEFOCE Sobral.O I Encontro do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) na região Norte do Estado aconteceu nesta quinta-feira (23), no Salão do Júri do Fórum Dr. José Saboya, em Sobral. O evento foi voltado para peritos e promotores de Justiça. Contou com o apoio da coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do MPCE (CAOCRIM), a promotora de Justiça Flávia Unneberg, e do perito geral, o médico Maximiano Leite Barbosa Chaves.

Ao longo do evento, representantes das duas instituições discutiram formas de solucionar os gargalos do dia a dia de trabalho no intuito de melhorar e agilizar as investigações criminais. Foram discutidos pontos como perícias médicas e odontológicas, perícia criminal, análises laboratoriais forenses e identificação cível e criminal. “Foi um encontro muito positivo porque conseguimos reunir representantes de Fortaleza e da região Norte, que abrange 49 municípios,”, destaca a promotora de Justiça Flávia Unneberg.

Na oportunidade, foi apresentado um balanço do Controle Externo da Atividade Pericial de 2013/2016, demonstrando os principais problemas encontrados e os avanços conseguidos. A promotora de Justiça Juliana Cronemberger, responsável pelo Controle Externo da Atividade Pericial na Região Norte, destacou o trabalho realizado para melhorar a comunicação entre PEFOCE, MPCE e Judiciário, com o encaminhamento por e-mail das 2ªs vias de laudos e priorização da realização de exames para fins de instruir os inquéritos e processos criminais, limitando a realização de exames em processos cíveis e direcionando os exames para fins de DPVAT para a área administrativa.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br