PGJ reúne-se com novo secretário da Segurança Pública do Ceará


 

reuniao_17jan16O procurador-geral de Justiça (PGJ), Plácido Barroso Rios, recebeu na tarde desta segunda-feira (16) o novo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), André Santos Costa. O encontro teve o objetivo de fortalecer a parceria entre as instituições e planejar ações conjuntas em prol da segurança dos cidadãos cearenses.

Segundo o PGJ-CE, estreitar os laços com a SSPDS “é fundamental para que possamos progredir em muitos aspectos. Só conseguiremos resolver muitos dos problemas da segurança pública no Ceará se trabalharmos todos juntos. Conte totalmente com o nosso apoio, precisamos trabalhar de mãos dadas para melhorar os índices da segurança pública no Estado”, disse Plácido Rios ao novo secretário.

O PGJ ressaltou ainda que deseja fortalecer, em 2017, o projeto Tempo de Justiça que pretende dar celeridade ao julgamento de processos que envolvem homicídios com autoria conhecida na cidade de Fortaleza.

André Costa anunciou que pretende realizar reuniões semanais entre os diversos órgãos de inteligência do Estado para integrar as ações. “Estarei presente nessas reuniões e o convite está feito para que o Ministério Público esteja presente conosco. Pretendo realizar uma operação por semana e ampliar a comunicação entre as áreas de inteligência, atuando de forma integrada”, ressaltou.

Também estiveram presentes na reunião o corregedor-geral do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o procurador de Justiça José Wilson Sales, e os promotores de Justiça Nelson Gesteira, coordenador do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência do Ministério Público (NUSIT), Humberto Ibiapina, coordenador do Núcleo de Investigação Criminal (NUINC), João de Deus, coordenador da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (ASDIN) e Manuel Pinheiro, diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP).

Sobre o novo secretário da SSPDS

O novo gestor da SSPDS assumiu a pasta no dia 5 de janeiro de 2017 com a missão de “manter a queda de índices de violência no Estado”. André Costa é cearense, graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É delegado da Polícia Federal desde 2002, onde foi superintendente adjunto nos estados de Alagoas e Tocantins, tendo atuado em delegacias de combate ao tráfico de drogas, crime organizado e crimes patrimoniais. No começo da carreira, atuou também na Polícia Civil do Ceará.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br