Ouvidoria do MPCE assina protocolo para criação da Rede Ouvir-CE


ouvidoriampce2A Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) é uma das instituições a assinar o Protocolo de Intenções Nº 01/2016 que instituiu a Rede Cearense de Ouvidorias Públicas (Ouvir-CE). A Rede tem o objetivo de consolidar a parceria, a cooperação mútua e a articulação de esforços entre os participantes, visando integrar processos e sistemas para o compartilhamento das manifestações registradas pelos cidadãos, fortalecendo, assim, a ferramenta de transparência pública e controle social.

Além do MPCE e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado do Ceará, também assinam o documento a Defensoria Pública do Ceará, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas dos Municípios, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Câmara dos Vereadores de Fortaleza, Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO/CE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), Associação dos Municípios do Estado do Ceará e União dos Vereadores e Câmaras do Ceará. O protocolo foi publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará no dia 26 de dezembro de 2016.

A Rede Ouvir-CE terá uma coordenação executiva formada por um coordenador e dois secretários. Dentre diversas atribuições, as instituições participantes deverão designar um agente responsável por atuar como agente de integração, facilitando a coordenação e a execução das ações e atividades da Rede. Os órgãos integrantes deverão, ainda, viabilizar a troca de informações de forma ágil e sistemática, incentivar a adesão e a participação de outros órgãos e entidades, bem como nos eventos e atividades da Rede que tenham interface com as ações desenvolvidas pelas respectivas ouvidorias.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br