Novos três relatórios da Fiscalização Especial de Transição de Governo foram entregues pelo TCM ao MPCE


TCM DESMONTEOs relatórios da fiscalização do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) nos municípios de Beberibe, Itarema e Pacajus foram repassados nesta segunda-feira (28) ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), totalizando 26 relatórios entregues, de 31 municípios fiscalizados. Esta semana, mais cinco municípios receberão a visita da equipe de fiscalização da “operação antidesmonte” dos dois órgãos.

Na manhã desta segunda-feira, os integrantes do TCM vieram a Procuradoria-Geral de Justiça fornecer os relatórios das fiscalizações feitas no período de 16 a 18 de novembro, tendo sido recebidos pela procuradora-geral de Justiça em exercício, Vanja Fontenele, pela vice-corregedora-geral, Suzanne Pompeu, pela promotora de Justiça de Beberibe, Ana Cláudia Torres, e a promotora de Justiça de Itarema, Mayara Menezes Muniz. As situações apontadas nos relatórios podem, no âmbito do TCM, gerar a aplicação de multas, determinação de devolução de valores aos cofres públicos ou desaprovação de contas. No MPCE, constatada as irregularidades, pode-se propor a abertura de ações judiciais cíveis e criminais.

“Nosso trabalho se destina à preservação do patrimônio público, do erário, e o que temos visto nesses relatórios são as provas, a materialidade que precisamos para adotar as providências. É uma parceria de suma importância pois a equipe do TCM tem o olhar técnico minucioso para fundamentar nossas ações judiciais”, reforçou a procuradora de Justiça Vanja Fontenele, que também é coordenadora da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap).

De acordo com o diretor-geral do TCM, Juraci Muniz, a Ouvidoria do órgão recebeu, desde o encerramento do primeiro turno das eleições, 77 manifestações sobre 43 diferentes municípios, relatando interrupção ou redução de serviços públicos; atraso de pagamentos, inclusive salários; dilapidação de bens; paralisação de obras; desaparecimento de equipamentos; e não repasse de recursos consignados.

Os relatórios das fiscalizações em Beberibe, Itarema e Pacajus citam diversas irregularidades constatadas, entre elas: irregularidades na aquisição, fornecimento e armazenagem da merenda escolar (itens insuficientes, vencidos, estragados, com presença de inseto, falta de refrigeração); Paralisação de transporte escolar devido à descontinuidade administrativa (atraso no pagamento dos contratos, falta de combustíveis, suspensão de rotas); Postos de Saúde fechados; Paralisação no fornecimento de medicamentos; Atraso no pagamento dos salários de servidores municipais; Descumprimento ao limite de despesas com pessoal; entre outros.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br