MPCE participa da inauguração da maior unidade prisional do Ceará


inauguracao_cpplV

Foi inaugurado nesta sexta-feira, às 14h, o Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), em Itaitinga, a maior unidade prisional do Estado. O procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, foi representado, na ocasião, pela titular da 3ª Promotoria de Execuções Criminais e Corregedoria de Presídios, Camila Gomes Barbosa.

Além do governador Camilo Santana e do secretário da Justiça, Hélio Leitão, estiveram presentes na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, o presidente da OAB, Marcelo Mota, além de representantes da Defensoria Pública, do Conselho Penitenciário, juízes, dentre outros membros do Sistema de Justiça.

O equipamento receberá os presos que atualmente se encontram em unidades como os Centros de Privação Provisória de Liberdade (CPPLs), que passarão a ter as vagas preenchidas pelos detentos que estão nas delegacias. Segundo a promotora de Justiça, os presos já serão encaminhados para a CPPL V na próxima segunda-feira (14) e o espaço abrigará diversos projetos de remissão pela leitura e de profissionalização e ressocialização com a confecção de roupas.

Com mais de 13 mil metros quadrados de área construída, o complexo é formado por área administrativa, área de saúde e vivências, com capacidade para 1.016 internos. Ao todo, são 180 celas, contando também com seis galpões para implantação de indústrias, seis salas de aula, salas de atendimento aos familiares e internos, parlatório, duas quadras poliesportivas cobertas e oito solários.

O governador informou que o Centro agilizará o processo de esvaziamento dos presos instalados nas delegacias. “Graças ao trabalho e ao esforço coletivo, já conseguimos diminuir consideravelmente o número de presos nas delegacias. Agora, com esse equipamento, com capacidade para atender 1.016 presos, a tendência é zerar esse número até o fim ano. Isso é algo histórico para o Ceará. É preciso fortalecer os programas, as parcerias com as empresas que acreditam na ressocialização do preso. Aqui ele vai estar na sala de aula, vai ser capacitado para o mercado de trabalho, pois ele também merece uma oportunidade”.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br