MPCE participa da inauguração da maior unidade prisional do Ceará


inauguracao_cpplV

Foi inaugurado nesta sexta-feira, às 14h, o Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), em Itaitinga, a maior unidade prisional do Estado. O procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, foi representado, na ocasião, pela titular da 3ª Promotoria de Execuções Criminais e Corregedoria de Presídios, Camila Gomes Barbosa.

Além do governador Camilo Santana e do secretário da Justiça, Hélio Leitão, estiveram presentes na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, o presidente da OAB, Marcelo Mota, além de representantes da Defensoria Pública, do Conselho Penitenciário, juízes, dentre outros membros do Sistema de Justiça.

O equipamento receberá os presos que atualmente se encontram em unidades como os Centros de Privação Provisória de Liberdade (CPPLs), que passarão a ter as vagas preenchidas pelos detentos que estão nas delegacias. Segundo a promotora de Justiça, os presos já serão encaminhados para a CPPL V na próxima segunda-feira (14) e o espaço abrigará diversos projetos de remissão pela leitura e de profissionalização e ressocialização com a confecção de roupas.

Com mais de 13 mil metros quadrados de área construída, o complexo é formado por área administrativa, área de saúde e vivências, com capacidade para 1.016 internos. Ao todo, são 180 celas, contando também com seis galpões para implantação de indústrias, seis salas de aula, salas de atendimento aos familiares e internos, parlatório, duas quadras poliesportivas cobertas e oito solários.

O governador informou que o Centro agilizará o processo de esvaziamento dos presos instalados nas delegacias. “Graças ao trabalho e ao esforço coletivo, já conseguimos diminuir consideravelmente o número de presos nas delegacias. Agora, com esse equipamento, com capacidade para atender 1.016 presos, a tendência é zerar esse número até o fim ano. Isso é algo histórico para o Ceará. É preciso fortalecer os programas, as parcerias com as empresas que acreditam na ressocialização do preso. Aqui ele vai estar na sala de aula, vai ser capacitado para o mercado de trabalho, pois ele também merece uma oportunidade”.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará.

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br