Encerram hoje as inscrições para curso gratuito de educação financeira


logomarca do DECONQuer “sair do vermelho”? Está com dificuldades para planejar seu orçamento? Termina nesta terça-feira (08), o prazo de inscrições no curso online gratuito de educação financeira divulgado pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A capacitação é oferecida pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, e possui carga horária de 20 horas.

Para participar, é necessário ter acima de 16 anos e fornecer dados pessoais, de contato e profissionais na plataforma de Educação à Distância. O preenchimento dos dados é essencial para receber certificação do aluno junto à Universidade de Brasília (UnB). Caso o número de interessados exceda as vagas disponíveis, terão prioridade profissionais que atuam em Procons estaduais ou municipais, Ministério Público, Defensorias Públicas e entidades filiadas ao Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC).

São mais de cinco mil vagas em todo o País. Para participar ou obter mais informações, acesse http://defesadoconsumidor.gov.br/index.php/formacao-cursos/formulario-de-inscricao-efc. A divulgação do resultado das inscrições está prevista para ocorrer no dia 11 de novembro e o curso entre os dias 22 de novembro a 12 de setembro.

O objetivo do Programa de Educação Financeira para Consumidores é ampliar o conhecimento dos cidadãos sobre produtos e serviços financeiros, orçamento doméstico e planejamento financeiro, com foco em exemplos concretos e na compreensão sobre seus direitos.

Este curso é o primeiro de uma série de três, que comporão uma trilha de aprendizagem, e dará ao cidadão noções básicas de como “sair do vermelho”; planejar seu orçamento; calcular receitas e despesas e classificá-las em fixas, variáveis e eventuais; calcular percentagens; explicar o que são juros; relacionar capital, juros e tempo; e ainda utilizar a calculadora do cidadão.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br