Membros e servidores do MPCE participam do Fórum Nacional de Gestão e do Congresso Brasileiro de Gestão do MP em Brasília


Fórum Nacional de GestãoO Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) promove esta semana, no Hotel Royal Tulip, em Brasília, o Fórum Nacional de Gestão (FNG) do Ministério Público, nos dias 20 e 21, e o 7º Congresso Brasileiro de Gestão do MP, nos dias 21, 22 e 23. O evento conta com a participação de gestores da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) do Ceará e membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

Participam dos eventos de gestão as secretárias de Recursos Humanos Ana Sudário, e de Finanças, Gladys Furtado, o secretário de Tecnologia da Informação, Dilthey Forte, a coordenadora de Planejamento, Jacqueline Ciríaco, a assessora de imprensa, Moema Soares, e o representante da Administração Superior, promotor de Justiça Iran Sírio. Também estão na comitiva os promotores de Justiça Nelson Gesteira, Flávia Unneberg, Marcelo Pires, Hugo Porto, Elizabeth Almeida, Isabel Pôrto, Jacqueline Faustino e o corregedor-geral do MPCE, procurador de Justiça José Wilson Sales.

O FNG tem por objetivo promover o debate, o estudo, a análise, a discussão, a harmonização, a articulação e a implementação das melhores práticas de gestão para o suporte às atividades-fim do Ministério Público brasileiro.

Na abertura, o conselheiro do CNMP e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), Orlando Rochadel, falou sobre a Resolução CNMP n. 147/2016, que dispõe sobre o planejamento estratégico nacional do Ministério Público, estabelece diretrizes acerca da matéria no CNMP, nas unidades e nos ramos do MP. O conselheiro destacou ainda a política de comunicação social do Ministério Público e concluiu que o FNG  tem um grande desafio: apresentar proposta de resolução que trate de políticas de gestão de pessoas.

Já o 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público debaterá o planejamento estratégico como instrumento de inovação; o uso das novas tecnologias para o atendimento ao cidadão participativo; a indisciplinariedade nas escolas; o desafio do relacionamento entre o Ministério Público, as demais instituições e a sociedade; a modernização do controle da atividade extrajudicial; sistema prisional humanizado; a educação de qualidade para todos e todas; a saúde de qualidade para todos e todas; a inovação nas ações e na utilização dos instrumentos legais para a proteção e defesa do meio ambiente; e ações para um MP mais transparente e acessível.

Como parte do evento, estão sendo realizados ainda o VI Encontro Nacional do MP no Controle Externo da Atividade Policial e o VII Encontro Nacional do MP no Sistema Prisional.

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP)

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br