Programa dos Núcleos de Mediação participa de comemoração ao Dia do Idoso promovida pelo Sindiônibus


Mediação Itinerante em FortalezaO Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) participou, na manhã desta quinta-feira (29/09), de uma celebração alusiva ao Dia do Idoso promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Estiveram presentes a assessora Jucileide Cronemberger, os supervisores Sandreya Oliveira (Bom Jardim) e Edmilson Maia (Barra do Ceará) e os mediadores comunitários Josimar Bandeira, Pedrina Marta e Márcia Falcão, do Núcleo de Mediação Comunitária da Parangaba.

Os representantes do Programa de Mediação aproveitaram o momento para divulgar os serviços oferecidos pelos Núcleos aos idosos, além de esclarecer as dúvidas mais recorrentes. “Tivemos a oportunidade de falar sobre a proposta da mediação comunitária e quais benefícios ela traz para uma convivência pacífica na sociedade. Foi uma manhã muito animada, com uma banda de forró pé de serra, e tivemos um diálogo extremamente proveitoso com os idosos”, relata Jucileide.

Outro destaque do evento, foi uma homenagem aos profissionais do Sindiônibus que se destacaram pelo bom atendimento aos passageiros. Segundo a assessora do Programa de Mediação, eles foram escolhidos por critérios que levaram em consideração, por exemplo, os elogios espontâneos dos passageiros nas mídias sociais e em demais meios de atendimento da empresa.

Na ocasião, foi lançado um vídeo direcionado aos motoristas e cobradores do transporte coletivo de Fortaleza e Região Metropolitana sobre atendimento aos usuários com mobilidade reduzida, no intuito de sensibilizar os funcionários para promover uma melhor experiência no uso do serviço. Os idosos participaram ainda de diversas atividades de lazer como alongamento, massoterapia, oficina de origami, sorteio de brindes e tiveram à sua disposição os serviços de aferição de pressão e teste de glicemia.

Termo de Cooperação

O MPCE e o Sindiônibus possuem uma sólida parceria desde 2014 com a criação do projeto “Mediação Itinerante”, que foi renovada em maio deste ano por meio da assinatura de um Termo de Cooperação. Também faz parte do acordo, o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Intermunicipais e Interestaduais do Ceará (Sinterônibus).

A parceria compreende o atendimento gratuito em bairros de Fortaleza onde não há Núcleos de Mediação, por meio de um ônibus adaptado, facilitando, assim, o acesso à Justiça. Dessa forma, o MPCE atua na pacificação de conflitos com maior agilidade e acessibilidade e na promoção da justiça e da paz.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br