MPCE denuncia acusado de matar e ocultar cadáver de tio em Acaraú


Logomarca MPCEO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da Promotoria de Justiça da Comarca de Acaraú, denunciou nesta segunda-feira (05/09) Antônio Ribeiro Fonteneles Filho, conhecido como “Júnior”, pela morte de José Valderi Fonteneles, tio do acusado, por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. O crime, ocorrido em 1º de agosto último, na localidade de Tucunzeiros, zona rural de Acaraú, resultou ainda no crime de ocultação de cadáver, na CE-085, Km 167, entre os Municípios de Itarema e Amontada.

De acordo com a investigação, Valderi era tio do acusado e mantinha com Júnior uma relação semelhante à relação entre pai e filho. A vítima havia vendido um veículo Fiat Siena para Júnior no valor de R$ 38.000,00. Naquele 1º de agosto, Valderi foi até a loja de Júnior, localizada no Centro de Acaraú, para receber parte do valor que havia sido acordado como pagamento da venda do carro. O acusado mais uma vez deu uma desculpa para não efetuar o pagamento. Momentos depois, Júnior convidou o tio para irem olhar um terreno na localidade de Tucunzeiros, zona rural de Acaraú.

Saíram o acusado e a vítima em outro carro, estando Júnior no banco do motorista e Valderi no banco do passageiro dianteiro. No percurso até a localidade de Tucunzeiros, Júnior e Valderi discutiram sobre a ausência de pagamento do valor acertado na venda do veículo, momento em que o sobrinho sacou um revólver Calibre.38 e efetuou, a queima roupa, um disparo na cabeça do tio, que levou a vítima ao óbito.

O acusado saiu de dentro do carro, pegou um saco plástico preto, colocou na cabeça do tio e passou o cinto de segurança para que Valderi não tombasse para o lado e, em seguida, baixou o banco. Júnior voltou para a loja com o cadáver de Valderi no banco do carro, pegou um papelão para cobrir o corpo, retornou para casa, almoçou, foi para academia, tudo com o corpo do tio dentro do carro.

Apenas no período da tarde, às 16h30min do dia 1º de agosto último, Júnior pegou o carro e saiu em direção a CE-085 e, no Km 167, tirou o corpo de Valderi de dentro do carro, jogou atrás de uma vegetação, cobrindo-o com um saco plástico preto e retornou para casa, em Acaraú.

No dia seguinte, a Polícia Civil foi acionada. Após a análise de imagens do sistema de monitoramento existente próximo à loja do acusado, Júnior confessou a autoria do crime e informou o local onde havia escondido o cadáver.

A promotora de Justiça titular da Comarca de Acaraú, Cibelle Carvalho, esclarece que nos dias que antecederam o evento delituoso, o denunciado aplicou película fumê 100% nos vidros do seu veículo, por duas vezes, uma película por cima da outra, bem como adquiriu uma lona, corda e sacos de plástico escuros, numa evidente demonstração que planejava a execução do nefasto crime. “O Delatado consumou crime de homicídio qualificado por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, bem como o crime de ocultação de cadáver”, denuncia a promotora de Justiça.

PRISÃO CAUTELAR

A promotora de Justiça Cibelle Carvalho emitiu parecer desfavorável a revogação da prisão preventiva de Antônio Ribeiro Fonteneles Filho, o “Júnior”. Para o MPCE, as circunstâncias pessoais do requerente não são suficientes para revogação da prisão preventiva, especialmente se consideradas as circunstâncias fáticas em que se deram os crimes praticados.

“Considerando-se as peculiaridades que envolvem os crimes imputados ao denunciado, cuja gravidade e brutalidade acarretaram abalo no equilíbrio social, com reflexos negativos na vida de pessoas comuns que a tudo acompanham incrédulas, não há como se negar à imprescindibilidade da manutenção da prisão para a garantia da ordem pública”. O acusado está preso desde o dia 02 de agosto de 2016, quando foi preso em flagrante após confessar a prática delitiva e apontar o local onde havia ocultado o cadáver.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br