Seminário debate violência contra o idoso e propõe melhorias no trânsito de Fortaleza


Violência contra o IdosoCom o intuito de promover um amplo debate com diversos setores da sociedade sobre a temática da violência contra o idoso, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou, na manhã de hoje (15), um seminário organizado pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP), pelo Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) e pelo Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

Segundo o promotor de Justiça do Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Alexandre Alcântara, o evento ocorre anualmente para chamar a atenção da sociedade quanto à vulnerabilidade das pessoas idosas em situações cotidianas, seja em seus núcleos familiares, em instituições de longa permanência ou durante a interação com o trânsito na cidade de Fortaleza e Região Metropolitana.

“O evento foi muito importante porque discutimos sobre tipos de violência muito graves. No trânsito, o idoso possui desvantagens pela dificuldade de locomoção, algumas vezes até de visão, sendo mais lento ao atravessar a rua. Outro ponto crítico é a segurança nos terminais de Fortaleza, é preciso que o município reveja a questão da prioridade do acesso aos ônibus que ainda hoje não é garantida”, comenta o promotor. Ele coordenou o painel “Idoso institucionalizado (avanço nas fiscalizações de Instituições de Longa Permanência para Idosos”.

O médico Lineu Jucá palestrou sobre o tema “Acidente de trânsito: uma questão de segurança nacional” e expôs dados que demonstram que este tipo de ocorrência representa a maior causa externa de morte. De acordo com o técnico da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), André Luiz, o município tem realizado diversas medidas de engenharia para minimizar os índices de acidentes no trânsito com idosos como, por exemplo: instalação de minicanteiros, semáforo com tempo para pedestres, e travessias elevadas. Estas ações fazem parte do Programa de Apoio à Circulação de Pedestres.

Ao final das palestras, aconteceu a assinatura dos Termos de Ajustes de Conduta (TAC) por representantes do Lar Torres de Melo e Associação Catarina Labouré. Também esteve presente o promotor e coordenador do CAOCIdadania Hugo Porto, além de representantes do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-CE), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR), do FOCEPI, do CEDI-CE, do CMDPI, do Fórum Cearense de Políticas para o Idoso e demais conselhos e entidades da rede de atendimento ao idoso.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br