Ônibus do projeto “Mediação Itinerante” do MPCE percorre bairros de Fortaleza e Região Metropolitana


Mediação ItineranteO veículo do projeto “Mediação Itinerante” do Núcleo de Mediação no âmbito das Promotorias de Justiça do Estado do Ceará do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) tem percorrido, desde julho de 2015, bairros de Fortaleza e Região Metropolitana para atuar na pacificação de conflitos com maior agilidade e acessibilidade. Em 2016, foram realizados eventos nos bairros Pirambu, Monte Castelo, Conjunto José Walter, Parangaba e Parque São José, em Fortaleza; Novo Pabussu, Centro, Araturi e Jurema, em Caucaia; e Jereissati II, em Pacatuba. Além disso, o projeto participou de ações comunitárias e fóruns de cidadania.

Com ônibus adaptado, o projeto atua juntamente às comunidades com a divulgação do método da mediação comunitária e a realização de atendimento ao público na promoção da justiça e da paz. Criado em 2014, através de Acordo de Cooperação entre o MPCE, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) e o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Intermunicipais e Interestaduais do Ceará (SINTERÔNIBUS), o “Mediação Itinerante” atende, em média, 150 pessoas em cada ação.

A coordenadora Programa de Incentivo à Implementação de Núcleos de Mediação no Âmbito das Promotorias de Justiça do Estado do Ceará, promotora de Justiça Iertes Pinheiro, destaca a importância da iniciativa do MPCE: “O projeto `Mediação Itinerante´ representa um grande passo em busca da concretização da paz social, ao expandir a resolução de litígios através da mediação comunitária. Além disso, o projeto estimula o exercício da cidadania pois, nos atendimentos, a população recebe orientações e tem a oportunidade de tirar dúvidas diversas, que dizem respeito, por exemplo, ao acesso à justiça”, enfatiza.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br