MPCE participa de inauguração da Unidade de Acolhimento Institucional em Crateús


Inauguração da unidade de acolhimento institucional de CrateúsO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Crateús, participou, nesta terça-feira (31/05), da inauguração da Unidade de Acolhimento de Crateús. Com o nome “Aconchego”, ela funcionará numa casa situada na Rua Moura Fé, nº 974, bairro São Vicente, e tem capacidade para atender 20 crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade. O local funcionará com uma equipe formada por uma coordenadora, um agente administrativo, um psicólogo, uma assistente social, quatro cuidadores, dois auxiliares de cuidadores, uma cozinheira, um serviço geral e dois vigias.

A criação da Unidade de Acolhimento atende a uma demanda do MPCE que instaurou, em março deste ano, Procedimento Administrativo proveniente de Notícia de Fato de fevereiro de 2016, através da qual foi iniciado o acompanhamento da implementação do serviço de acolhimento institucional de Crateús, conforme pacto firmado pelo Município com o então Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Responsável pelo procedimento, a titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Crateús com atribuição privativa na Infância e Juventude, promotora de Justiça Milvania de Paula Britto Santiago, informa que, apesar de ser uma das cidades mais populosas do Estado do Ceará, Crateús não contava com uma unidade para crianças e adolescentes em situação de risco. “Diante dessa realidade, mediante orientação e apoio contínuo do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOPIJ), passamos a demonstrar a necessidade de implantação dessa política pública. Considerando que a municipalização do atendimento prestado à criança e ao adolescente se constitui na diretriz primeira da política de atendimento idealizada pela Lei 8069/90, foi expedida Recomendação Administrativa alertando o gestor municipal que, caso o serviço de acolhimento não fosse implementado até o dia 31 de maio de 2016, o pacto de cofinanciamento firmado com o Governo Federal seria irrevogavelmente cancelado”, explica.

Além disso, em audiência pública promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) na Câmara Municipal de Crateús, a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Crateús, Milvania de Paula Britto Santiago, expôs a necessidade da criação urgente do serviço de acolhimento em razão do Município ter recebido recursos do MDS para implementação do serviço. Nesta ocasião, o gestor Público Municipal se comprometeu a implantar a Unidade de Acolhimento no âmbito da Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Na inauguração, o MPCE foi representado pela promotora de Justiça Milvania de Paula Britto Santiago. Participaram ainda do evento o prefeito do Município de Crateús, Antônio Mauro Rodrigues Soares, a secretária de Assistência Social, Márcia da Cruz Viera, a ex-secretária de Assistência Social, Maria Luciene Moreira Rolim Bezerra, a coordenadora da Unidade de Atendimento, Flávia Alessandra Bezerra Furtado, além de representantes do Poder Legislativo Municipal, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da população.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br