Colégio de Procuradores de Justiça empossa dois novos promotores de Justiça


Posse de Promotores de JustiçaDurante a 5ª Sessão Solene, o Colégio de Procuradores de Justiça empossou, na manhã desta quarta-feira (15/06), os novos promotores de Justiça Edilson Izaías de Jesus Júnior, que assumirá a Comarca de Jaguaribe, e Antonio Forte de Souza Júnior, para a Comarca de Ipueiras. Presidida pela vice-procuradora-geral de Justiça, Vanja Fontenele, a mesa diretora da solenidade contou com as presenças do corregedor-geral do MPCE, José Wilson Sales Júnior; da ouvidora-geral do MPCE, Maria Magnólia Barbosa; do secretário da Fazenda do Estado, Mauro Filho, do presidente da OAB-CE, Marcelo Mota; do presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Lucas Azevedo de Brito, e da promotora de Justiça e secretária dos Órgãos Colegiados, Sandra Viana.

Em seu discurso de posse, o promotor de Justiça Antonio Forte afirmou que concretiza um sonho, ao iniciar a promoção da justiça em sua terra natal. “Assumo o compromisso público perante os senhores de lutar pelo cumprimento das leis. Pedirei sempre forças a Deus para continuar trilhando seus caminhos. Ofereço minhas forças e conhecimentos e espero que Ele possa multiplicá-los em prol da sociedade cearense”, disse, agradecendo a todos que contribuíram para sua conquista.

Por sua vez, o promotor de Justiça Edilson Júnior destacou que a posse como membro do MPCE ocorre num momento ímpar na história democrática brasileira e essencial ao próprio Ministério Público. “Tenho a oportunidade de, enquanto membro do Ministério Público, fazer a vida das pessoas que mais precisam mais decente e segura”, reforçou. É com essa determinação e foco que ele deseja e tem pedido a Deus sabedoria para saber lidar com as dificuldades que a carreira traz, sem perder a humildade e a altivez. “A todos o meu muito obrigado pela paciência, amor e carinho de todos aqueles que estiveram comigo”, agradeceu.

De acordo com a vice-procuradora-geral, Vanja Fontenele, o dia de posse é um dia de muita emoção, através da qual os sentimentos são demonstrados. “Aqui, os colegas tiveram muitas felicidade. Ambos louvaram a Deus e reafirmaram o compromisso com a democracia brasileira, em que estamos vivendo um momento de amadurecimento”, considerou. Para ela, o Ministério Público tem desempenhado um papel fundamental, por ter levado este país a perceber que as nossas instituições estão fortes e vigilantes em relação aos atos que possam vir a trazer prejuízo ao bem comum. “Esse momento é de felicitação e de dizer que as referências dos dois colegas que chegam agora são as melhores possíveis. Recebemos dois novos e grandes reforços. Desejo-lhes boa sorte, com a certeza de que as duas comarcas estão muito bem representadas e que tenham uma carreira brilhante na instituição”, completou.

O presidente da ACMP, Lucas Azevedo, observou que os sentimentos de felicidade e de nervosismo dos novos promotores de Justiça que tomam posse agora também é compartilhado. “O Ministério Público, como todos nós sabemos, no cenário nacional jurídico, é a Instituição que está fazendo a diferença no nosso país. Nesse cenário de crise de algumas instituições, mas de fortalecimento da identidade dos órgãos ministeriais, torna-se ainda mais relevante engrossarmos as fileiras com os membros do Ministério Público que irão para o front com seus trabalhos ministeriais, seja na atividade judicial seja na extrajudicial”, ressaltou. Para ele, os serviços prestados para a sociedade são o destino e a vocação.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br