CAOCidadania participa de Encontro Regional da Frente Parlamentar de Combate ao Aedes aegypti


Reunião regional de combate ao Aedes AegyptiO coordenador e o coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), respectivamente, promotores de Justiça Hugo Porto e Enéas Vasconcelos, participaram, nesta quarta-feira (22/06), do Encontro Regional de Combate ao Mosquito Transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, realizado na Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, no bairro Edmilson Correia de Vasconcelos, em Quixeramobim. No evento, que foi promovido pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), em parceria com a Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, prefeitos, deputados estaduais, gestores municipais de Saúde e órgãos com atuação na área trocaram experiências de sucesso no combate ao Aedes aegypti, detalhando as principais medidas adotadas no controle do inseto. A reunião contou com a participação de 11 prefeitos e representantes de 23 municípios.

Entre as estratégias de cidades com êxito no combate ao mosquito, estiveram a priorização de métodos de controle biológico com a piaba rabo de fogo (peixe que devora a larva do inseto) e a adoção de métodos mecânicos, como a colocação de telas em reservatórios de água, além de ações educativas diretas com agentes de saúde e de endemias. Essas iniciativas foram consideradas mais eficazes e baratas que as químicas, como o chamado fumacê.

Na ocasião, o coordenador do CAOCidadania, promotor de Justiça Hugo Porto apresentou um balanço da Campanha do MPCE “Mais Saneamento. Menos Mosquito.”, através da qual os promotores de Justiça contam com apoio na atuação para o combate ao Aedes aegypti, destacando a participação dos membros do MPCE em audiências públicas realizadas em municípios do interior para debater o tema.

Como encaminhamento do evento de Quixeramobim, será promovido um encontro na próxima terça-feira (28/06), nas comissões temáticas da Assembleia Legislativa para discutir o assunto. “Na próxima semana, haverá ainda a consolidação da reunião realizada, no dia 03 de junho, pelo CAOCidadania, com o exército, bem como análise do compartilhamento das experiências de sucesso em municípios do Ceará que conseguiram diminuir os índices de infestação de forma considerável”, informa o coordenador do CAOCidadania, promotor de Justiça Hugo Porto.

Foto: Thabata Uchôa/Aprece

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br