MPCE e Coordenadoria da Infância e da Juventude discutem ações para repreender “festas de orgia”


Reunião da coordenadoria da InfânciaO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da 6ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, participou de uma reunião na última quinta-feira (28) com representantes dos órgãos que integram o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente para debater ações repreensivas às “festas de orgia”, envolvendo meninos e meninas, com a distribuição gratuita de bebidas alcoólicas, drogas e exposição a cenas de sexo.

Durante o encontro, o promotor de Justiça Luciano Tonet explicou as consequências jurídicas que os proprietários dos imóveis alugados para a realização das referidas festas podem responder. Segundo ele, o principal intuito do grupo é minimizar o número de crianças e adolescentes envolvidos com drogas e violência no Estado. A população também pode auxiliar no combate a essas festas ligando para o Disque-Denúncia, pelo número 181.

Já a desembargadora Maria Vilauba, que está à frente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), fez um levantamento das sugestões para o desenvolvimento de um trabalho articulado entre os diversos setores envolvidos. Ela ressaltou a necessidade do engajamento de todos para o sucesso das ações. O juiz da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza, Pedro de Araújo Bezerra, alertou a Polícia Militar sobre o fácil acesso dos adolescentes às drogas. Ele disse ter constatado, em audiências, que os garotos conseguem comprar os ilícitos com facilidade.

Ao final do encontro, foram organizados três grupos de ação: preventivo, ostensivo e de acompanhamento.

Também participaram da reunião a coordenadora da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Tânia Gurgel; o titular da Coordenadoria de Políticas de Segurança Cidadã (Copsec), André Souza; as inspetoras de segurança escolar Darciane Ferreira e Sheila Rabelo, da Guarda Municipal de Fortaleza; além da coordenadora especial de Políticas sobre Drogas de Fortaleza, Juliana Sena e o tenente-coronel Jano Emanuel.

Com informações do TJCE

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br