Comitiva da Procuradoria-Geral de Justiça estará segunda-feira na Promotoria de Nova Olinda


Procurador-Geral de Justiça manifesta apoio a Promotor ameaçado em Nova Olinda

O Procurador-Geral de Justiça do Ceará, Plácido Barroso Rios, a vice-procuradora-geral de Justiça e coordenadora da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP), Vanja Fontenele, a vice-corregedora-geral do MPCE, Suzanne Pompeu, e o coordenador do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (NUSIT), Nelson Gesteira, estarão na próxima segunda-feira (30/05) em Nova Olinda prestando solidariedade ao promotor de Justiça titular da comarca, Daniel Ferreira de Lira, que sofreu ataque e ameaças no último dia 23.

A sede da Promotoria de Justiça, localizada no Fórum de Nova Olinda, foi alvo de arrombamento das portas, destruição de documentos e mensagens ameaçadoras ao promotor de Justiça. O promotor Daniel Lira vem combatendo à improbidade administrativa, obtendo como fruto dos trabalhos o afastamento do Prefeito local, Francisco Ronaldo Sampaio, e do chefe de gabinete do município pelo prazo de 120 dias, por suspeita de contratação da namorada do prefeito como funcionária “fantasma”. Além dos crimes de improbidade, o promotor tem atuado no combate ao crime em geral, visto que a cidade é reconhecida pelos elevados índices de criminalidade relativas ao tráfico de drogas e armas.

Em Nova Olinda, a comitiva da Procuradoria-Geral de Justiça visitará o Fórum local e depois participará de um ato público no Centro de Eventos de Nova Olinda, às 11h30min, com a participação de representantes da Associação Cearense dos Magistrados (ACM) – desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, juiz Mauro Feitosa e juiz Renato Esmeraldo, coordenador da ACM na Região do Cariri; e da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Juliana Mota, representante dos promotores do Interior na ACMP. “Vamos aferir as consequências das ações danosas à Instituição, reforçando o trabalho do Ministério Público que vem sendo desenvolvido naquela comarca”, afirma Plácido Rios.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br