PGJ recebe deputados e diretores do Sindicato dos Médicos para discutir saúde pública do Estado


Reunião do PGJ com Deputados Estaduais no Ministerio PúblicoO procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, recebeu na tarde desta segunda-feira (11) os deputados estaduais Audic Mota e Leonardo Araújo, e os diretores do Sindicato dos Médicos do Ceará Paulo Everton e Edmar Fernandes. Na pauta da reunião, a situação da saúde pública do Ceará, com filas para conseguir leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI); precariedade na atenção básica em todo Estado; falta de ambulâncias; falta de estrutura em hospitais públicos; e hospitais de referência deixando de realizar transplantes.

Participaram da reunião os promotores de Justiça auxiliares do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCIdadania), Eneas Romero e Isabel Pôrto. Em discussão, o fato do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) ter diminuído os leitos e deixado de realizar tansplantes de fígado. Situação crítica também no Hospital do Coração de Messejana, que estaria sem vagas em leitos de UTI. A titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública informou que está atuando nesses casos e sugeriu a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para que todos os problemas atuais da saúde pública sejam elencados e a partir de então, encontrada uma solução em conjunto.

“Agradecemos a confiança no Ministério Público e tenham a certeza que já estamos atuando em relação a alguns procedimentos e tomaremos medidas práticas nesse sentido”, garantiu o PGJ-CE, Plácido Rios. O deputado Audic Mota agradeceu ao PGJ e garantiu que levará a sugestão da audiência pública para aprovação na AL-CE.

FOTO: Edimar Soares/MPCE

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br